Mandata Quilombo de Erica Malunguinho visita Geledés Instituto da Mulher Negra

Artigo produzido por Redação de Geledés

“Nossa humanidade é inegociável”. O firmamento da filósofa Sueli Carneiro é a síntese objetiva do projeto político desta Mandata Quilombo.

Por Ligia Rosa e Sandra Silva via Instagram 

Foto: Natália Carneiro/Geledés Isntituto da Mulher Negras 

A história desta mulher é uma referência para nós. No contexto de sua militância absolutamente comprometida com os movimentos negros, Sueli criou, ao lado de mulheres incríveis como Solimar Carneiro e Sônia Nascimento, em 1988, o Instituto Geledés: uma organização de incidência social e política inspirada em Gèlède, tradicional sociedade africana das Nações Yorubá, regida pelo poder feminino. As fundadoras uniram-se a outras potências, como Erica Pereira, Maria Sylvia Aparecida, Nilza Iraci e Suelaine Carneiro, e vêm executando estratégias contra o racismo há mais de três décadas.

Generosamente, essas griôs abriram as portas de sua casa para receber a Mandata na tarde da segunda-feira (26). Que honra ouvir Sueli Carneiro, e o Geledés nos situar na mesma página!

Foto: Natália Carneiro/Geledés Instituto da Mulher Negras 

De fundo, o desafio gigantesco de sermos um instrumento das lutas populares. Ao que Sueli reitera: “Precisamos fortalecer o movimento social, projetando grandes lideranças” e, adicionamos, elaborando e executando proposições práticas para o nosso bem viver, como sociedade.

De encontro a isso, a deputada @ericamalunguinho destaca nossa recém-lançada Frente Parlamentar de Enfrentamento à Vulnerabilidade e em Defesa da População em Situação de Rua, que concentra as demandas mais urgentes do nosso povo, como a garantia de moradia, de emprego, de educação, de dignidade e da própria vida.

Se a Nação Palmares tinha na figura de Akotirene uma conselheira imperiosa, Sueli Carneiro é destaque no nosso panteão de mentorias indispensáveis: a cada um, o Mito que lhe cabe…

Foto: Natália Carneiro/Geledés Instituto da Mulher Negras 

Seguimos com a lição basilar das mais velhas: não tem arrego, enquanto o fundamento racial da formação histórica e da configuração contemporânea do Brasil não estiver no centro do debate. .

Sejamos muitas, sejamos mais, sejamos juntas. Axé!

+ sobre o tema

Protegido: Geledés Instituto da Mulher Negra tem nova Diretoria

No dia 30 de abril de 2015 foi eleita...

O que é Geledés

GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril...

O Geledés completa hoje 30 de abril, 28 anos

GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril...

para lembrar

Direitos das mulheres afrodescendentes são reforçados na COP 28 por Geledés

No primeiro dia de participação de Geledés – Instituto...

Primeira negra trans toma posse como deputada estadual em São Paulo

Nascida em Pernambuco e vivendo em SP há 16...

Hamilton Cardoso

Hamilton Cardoso (1953-1999) Sensibilidade, inteligência e solidariedade na luta contra...

Erica Malunguinho tem ação decisiva para apoio institucional da USP aos estudantes trans

A deputada Erica Malunguinho teve papel importante na abertura de diálogo...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...

8 de março: os desafios por justiça racial e de gênero

Ao refletirmos sobre a situação das mulheres negras na sociedade brasileira, torna-se evidente que, apesar de alguns avanços na pauta racial, pouco tem sido...
-+=