O que os profissionais da educação podem esperar com a aprovação do Fundeb?

Aprovação do Fundeb: o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve ser votado nesta terça-feira (25) no Senado Federal. O recurso financia a educação básica no Brasil, incluindo o salário dos professores da rede pública.

Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), explica como os recursos devem ser destinados à categoria.

“O novo Fundeb traz a perspectiva de manter o piso salarial do magistério e fala que no mínimo 70% do fundo será destinado ao salário do conjunto dos profissionais da educação. Esse é um elemento importante, mas ainda insuficiente para garantir o direito e a valorização desses profissionais.

A Constituição Federal diz que o piso salarial deve ser para o conjunto dos profissionais da educação, ou seja, não apenas para os professores, mas para todos os profissionais da educação, que é o porteiro, a merendeira e os próprios professores”, aponta.

Confira reportagem sobre a aprovação do Fundeb em vídeo:

+ sobre o tema

para lembrar

Governo abre novas chamadas para bolsas do Ciência sem Fronteiras

Inscrições para graduações-sanduíche começam nesta terça-feira e vão até...

Classe D já é o dobro da A nas universidades

Em 2009 os alunos do estrato social mais pobre...

Unicamp 2024: confira gabarito extraoficial e correção comentada da 1ª fase do vestibular

A pedido do g1, o cursinho Oficina do Estudante, em Campinas...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=