Governo inclui alunos de mestrado e doutorado no Fies

Ministério da Educação ampliou as regras do programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior; ministro Henrique Paim informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes

Por Marcela Ayres, do Brasil 247

Divulgação/PDE

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério da Educação ampliou as regras do Fies, conforme portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial, passando a incluir os cursos de mestrado e doutorado no programa destinado ao financiamento de estudantes do ensino superior.

Antes da mudança, apenas os cursos de mestrado profissional, que enfatizam estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, eram contemplados.

Em nota no site do MEC, o ministro da Educação, Henrique Paim, informou que o sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, posteriormente, para adesão dos estudantes.

A previsão do MEC é que a nova modalidade do Fies tenha 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto senso ofertados por cerca de 170 instituições privadas.

O ministério ressaltou que o Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (lato sensu), categoria na qual se enquadram os MBAs, nem cursos de ensino a distância.

“Alunos já contemplados com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão solicitar o financiamento”, disse o MEC.

Segundo o ministro da Educação, o Fies conta atualmente com 1,6 milhão de contratos firmados. “Hoje, 40 por cento dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas são apoiados por programas do Governo Federal – o Fies e o ProUni (Programa Universidade para Todos)”, disse Paim.

+ sobre o tema

para lembrar

Bolsa de pós-graduação é única fonte de renda de muitos estudantes

A partir deste mês, os estudantes recebem um reajuste...

Lobato e a caçada ao racismo verde-amarelo – Por: Heloisa Pires Lima

A polêmica em torno das personagens lobatianas, após o...

Alter ajuda – A filosofia ubuntu em três lições

INÍCIO: 11 SET 2015 - SEX, 17H00 Diante de uma...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=