UNESCO e parceiros promovem evento sobre papel da escola na formação de mais meninas nas ciências

Enviado por / FonteONU, por Pedro Barreto

A UNESCO e parceiros promovem nesta terça-feira (8) o evento online “Estrogênias: meninas na ciência”.

O encontro debaterá o papel essencial da escola na formação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – as quatro áreas conhecidas pela sigla em inglês STEM – com as cientistas brasileiras mais renomadas do mundo.

O evento conta com a participação de vencedoras do prêmio internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, como a física e professora Márcia Barbosa.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e parceiros promovem nesta terça-feira (8), às 17h, o evento online “Estrogênias: meninas na ciência”.

O encontro debaterá o papel essencial da escola na formação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – as quatro áreas conhecidas pela sigla em inglês STEM – com as cientistas brasileiras mais renomadas do mundo.

O evento conta com a participação de vencedoras do prêmio internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, como a física e professora Márcia Barbosa.

Oportunizar uma educação com foco no STEM é uma necessidade latente nos sistemas educacionais de todo mundo. Isso porque, de acordo com a UNESCO, as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática são imprescindíveis para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostas pela ONU.

Além disso, as profissões de um futuro bem próximo vão requerer habilidades e competências cada vez mais relacionadas a STEM. Portanto, outro ponto de atenção é oferecer às meninas os mesmos incentivos para se desenvolver nessas áreas. 

Para refletir e pensar em caminhos possíveis para uma educação em STEM igualitária, a UNESCO no Brasil, a rede Positivo-Educacional e a Disney no Brasil organizam esse evento.

Em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) e ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o evento irá celebrar a importância de se investir mais na educação em STEM para mulheres e meninas. O seminário virtual também conta com o apoio de laboratórios de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no Brasil.

Saiba mais: https://conteudo.site.educacional.com.br/estrogenias-2-edicao-2022

+ sobre o tema

A guerra dos “outros”

Um dos sub-produtos da guerra em curso dos EUA...

A diferença entre flerte e assédio sexual

Uma manifestação incontestável da atração sexual. A mão que...

Emérson Sheik, do Corinthians, por que você fez isso comigo? – Por: Renato Rovai

Caspta, logo ele, o Émerson Sheik. Logo um jogador...

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

para lembrar

“Homofobia é fruto básico da ignorância”, diz Drauzio Varella em programa LGBT

O público soteropolitano, incluindo entidades LGBT (lésbicas, gays, bissexuais,...

Milton Cunha: Semiologia de pele negra

A importância de ver o povo negro manipulando os...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=