Quem é Francia Márquez, advogada e ex-trabalhadora doméstica que pode ser primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia

Enviado por / FonteG1, por Victor Cinzento

Ativista, ela já foi reconhecida com o prêmio Goldman por lutar contra o garimpo e a mineração na região em que morava.

Ativista em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, a advogada Francia Márquez pode se tornar a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente da Colômbia.

Nascida no distrito de La Toma, no oeste do país, Francia foi a líder de um movimento popular contra a exploração mineral na região, luta que concedeu a ela o reconhecimento com o prêmio Goldman (considerado o “Nobel do Meio Ambiente”) em 2018.

Depois de passar mais de 10 anos trabalhando em movimentos sociais, Francia havia lançado sua pré-candidatura à presidência da Colômbia em 2021. Entretanto, com o avanço da campanha, ela passou a ser parte da chapa de Gustavo Petro, candidato da esquerda que chegou ao segundo turno contra o político de direita Rodolfo Hernández neste domingo (29). As pesquisas apontam Petro como favorito.

Quem é Francia Márquez?

Mulher, de 40 anos, formada pela Universidade Santiago de Cali em direito, Francia é mãe solo de dois filhos e tem uma história de vida muito ligada ao ativismo social.

Quando jovem, ela trabalhou como garimpeira de ouro e como empregada doméstica, função que exerceu para pagar seus estudos.

Uma pintura de parede em Suarez mostra Francia Márquez — Foto: Raul ARBOLEDA / AFP

Quando maior de idade, liderou movimentos contra a expansão da mineração na região e foi crescendo dentro do cenário político colombiano.

Durante a campanha, ela prometeu, se eleita, ajudar na criação e manutenção de direitos para mulheres, negros, indígenas, camponeses e para a população LGBTQIA+.

Carreira política

“Para mim, ocupar um cargo no Estado não é o fim da trajetória. O fim pra mim é dignificar a vida, é cuidar da vida, é viver em um lugar mais justo e digno para todos. O fim é diminuir a mortalidade negra. Chegar à presidência da Colômbia é um meio, ocupar o Estado é um meio para seguir movendo essa luta que queremos como povo e como humanidade”, disse Francia Márquez antes de se unir à chapa de Petro.

Em 2014, como presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes de Yolombó, ela organizou a “Mobilização das mulheres negras pelo cuidado da vida e dos territórios ancestrais”, movimento que reuniu pessoas do norte de Cauca e avançou até Bogotá (capital) para exigir seus direitos.

Francia Márquez segurando o prêmio Goldman para o Meio Ambiente, em 2018 — Foto: Divulgação

Em 2018, após receber o prêmio Goldman pelo Meio Ambiente, Francia se lançou como candidata a comandar a Câmara das Comunidades Afrodescendentes.

Em 2021, antes de apresentar a pré-candidatura à presidência da república foi líder do comitê nacional de paz, reconciliação e convivência do Conselho Nacional de Paz.

+ sobre o tema

Ministra Luiza Bairros recebe medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal de Salvador

Solenidade será no dia 17/11, às 19h, na Câmara...

Programa Espelho: Lázaro Ramos entrevista Sueli Carneiro

Lázaro Ramos entrevista Sueli Carneiro e falam um pouco...

Startup lança curso de programação para mulheres de baixa renda

Curso de formação, em São Paulo, é destinado para...

Obra Naif: Homenagem a Marielle Franco

Obra Naif: Homenagem a Marielle Franco  

para lembrar

Quase 60% das policiais acreditam que comportamento da mulher incentiva o assédio

Uma pesquisa sobre as relações de gênero nas corporações...

secretaria de políticas para as mulheres portaria nº 60, de 26 de maio de 2010

SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA Nº 60, DE 26...

Saúde: maternidade, aborto e violência sexual

A garantia de uma maternidade saudável e segura deve...

Tem mulher negra no audiovisual, sim! (E se reclamar vai ter mais ainda…)

As mulheres negras, cada vez mais, ocupam os espaços...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=