Facebook pede desculpas a drag queens por exigência de ‘nome real’ do usuário

A partir de agora, membros da comunidade poderão utilizar denominação social

A rede social Facebook pediu desculpas publicamente nesta quarta-feira (02) por apagar perfis de usuários transgêneros por suposta violação da política de privacidade da empresa de utilizar “nomes reais”. O site agora permitirá que membros da comunidade transexual utilize o “nome autêntico que eles usam na vida real”, ou seja, o nome social.

A polêmica começou quando irmã Roma, uma drag queen nos Estados Unidos, acusou o Facebook de excluir “centenas” de contas no mês passado. Na ocasião, a rede social explicou que não havia percebido que transexuais em particular estavam sendo os principais alvos, já que o grupo estava “entre os milhares de casos de nomes falsos sendo processados a cada semana”.

– Quero pedir desculpas à comunidade de drag queens e drag king, transgêneros e extensa comunidade de nossos amigos, vizinhos e membros da comunidade LGBT pelas dificuldades que impusemos a vocês nas últimas semanas – disse o diretor de produção de conteúdo do Facebook, Chris Cox.

O representante da rede social destacou, no entanto, que a política de exigir o nome real do usuário ainda era uma “boa ideia”.

Mark Snyder, porta-voz do Transgender Law Center, disse à agência de notícias AFP que a organização estava planejando um protesto de rua para esta quinta-feira em São Francisco, na Califórnia. No entanto, com o pedido de desculpas oficial, a manifestação se transformaria em celebração. Snyder ainda que não foi apenas drag queens que tinham razões legítimas para usar nomes inventados.

– Juízes, assistentes sociais, professores, artistas e vítimas de abuso também tiveram justificado o uso de seus pseudônimos disse Snyder.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Justiça converte união estável de mulheres em casamento gay no DF

Advogada do casal afirma que elas estão juntas há...

São Paulo inaugura base móvel para atender vítimas de homofobia

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai...

A cruzada do papa Francisco de satanização da teoria de gênero

O papa Francisco, do alto da suposta infalibilidade papal,...

para lembrar

Eleições no Brasil: lutando para colocar os direitos das mulheres em primeiro plano

A mulheres dizem que estão sendo deixadas de lado...

Barbárie, por Sueli Carneiro

Morar em São Paulo está se tornando uma experiência...

O feminismo Frozen e a sororidade seletiva

Eu sempre fui viciada em filmes, e isso quando...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=