A cor do preconceito – Resenha do Livro

A cor do preconceito reúne ficção baseada em fatos reais e uma abordagem informativa bastante diversificada. O livro foi escrito a seis mãos pela escritora Carmen Lucia Campos, pela pesquisadora, historiadora e professora de história Vera Vilhena, além da antropóloga, pesquisadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro.

 

Na história criada por Carmen, o tema do preconceito de cor aparece de modo contundente, num enredo que a autora trabalhou com maestria. Nele, destaca-se a adolescente negra Mira, excelente aluna de uma escola da periferia, que, graças a seus esforços, consegue uma bolsa de estudos num dos melhores colégios da cidade. Em sua nova etapa de vida, ela terá de enfrentar questões ligadas à sua identidade e procurar amadurecer diante de posturas racistas, preconceituosas e intolerantes.

 

Já a abordagem informativa, disponível em grandes conjuntos de texto ao longo do livro, ressalta a história da África e a influência dos negros na formação do povo brasileiro. Além disso, retoma tópicos abordados na ficção e faz um retrato bastante realista da atual situação dos negros no Brasil. Pequenos ensaios, letras de música, fotos, depoimentos e dados estatísticos enriquecem e aprofundam as informações do texto.
Carmen Lucia Campos conversou com o Boletim Ática sobre sua criação ficcional em A cor do preconceito, sobre sua história profissional e os projetos futuros.

 

Boletim Ática: Fale sobre sua formação, carreira profissional e principais atividades na atualidade.
Carmen Lucia Campos: Posso me definir como uma paulistana que sempre viveu entre livros: primeiro, como leitora voraz, e uma das conseqüências disso foi a decisão de cursar Letras. Depois me tornei editora e trabalhei por longo tempo com livros paradidáticos de diversas áreas, mas me fixei mesmo na literatura juvenil. Editei coleções juvenis famosas, como “Bom Livro”, “Vaga-Lume”, “Para Gostar de Ler”, “Sinal Aberto” e tantas outras da Ática.

 

Em 2003, resolvi enfrentar o desafio de escrever para crianças e jovens e me dedicar à consultoria editorial. Também trabalho com crianças e jovens carentes, despertando-os para o mundo dos livros, e dou cursos e palestras sobre literatura juvenil para profissionais da área e educadores.

 

Boletim Ática: Quando A cor do preconceito começou a ser gestado?
Carmen: Difícil precisar. Sempre fui observadora do comportamento humano e colecionadora de histórias que eu testemunhava, ouvia ou criava. Quando minhas sobrinhas foram crescendo, percebi a preocupação delas com a própria identidade e uma curiosidade grande sobre o passado de pais, tios e avós. Aí pensei que escrever um relato de casos de família seria uma boa forma de ajudá-las naquela busca. Só que a idéia cresceu, se ampliou e o que era para ser um produto doméstico virou projeto editorial abrangente.

 

Boletim Ática: O que representou a parceria com a Vera Vilhena e a Sueli Carneiro?
Carmen: A parceria com uma historiadora e uma estudiosa do assunto era o caminho natural para se produzir um material paradidático consistente, atualizado e de grande credibilidade. Os principais temas que aparecem na história que construí, misturando ficção e realidade, foram aprofundados pelas duas especialistas.

 

Boletim Ática: Como foi a construção da ficção que percorre todo o volume? E os personagens? Mira, em particular, nasceu inspirada em alguém?
Carmen: Observação, pesquisa e, principalmente, vivência foram os recursos que usei para mostrar a realidade de Mira e dos outros personagens da história. Gente que só existe no livro, mas que poderia existir de verdade. É uma ficção baseada na mais pura realidade: todos os casos de discriminação são reais. Em alguns deles, inclusive, fui vítima ou testemunha. Procurei usar muito da minha convivência com jovens para dar maior realismo à Mira e a seus amigos e fazer com que os personagens fossem convincentes o bastante para sensibilizar o leitor juvenil, principal alvo do livro.

 

Boletim Ática: Como espera que o livro seja recebido pelos leitores?
Carmen: Espero que seja visto como uma história sensível, cheia de verdade, enriquecida por muitas informações preciosas. Um estímulo à reflexão. E que consiga tocar os leitores de todas as cores. Como diz a personagem Mariana: “Preconceito é uma questão que tem a ver com todo mundo. Não importa a cor nem a condição social. Temos de lutar contra qualquer tipo de discriminação. Estamos todos no mesmo barco”.

 

Boletim Ática: Você pensa em escrever outras obras sobre a questão do preconceito?
Carmen: Uma das marcas dos meus livros é a fusão entre ficção e realidade, literatura e informação, nos seus mais diferentes aspectos. Não pretendo ser rotulada como autora de livros sobre preconceitos, sobretudo o de cor. Tenho plena consciência da responsabilidade de se escrever para crianças e jovens, que são cidadãos em formação. Pretendo continuar tratando de temas significativos do comportamento humano e da nossa sociedade, sem fazer militância ou cair em maniqueísmos. Certamente o preconceito, no seu sentido mais amplo, que já abordei inclusive num livro infantil, vai retornar.

 

Autoras: Carmen Lucia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena.


Editora: Ática, Coleção Jovem Cidadão.

+ sobre o tema

Conselho Tutelar e as Modificações proporcionadas pela lei n. 12.696/2012

Luiz Antonio Miguel Ferreira Com a vigência da Lei n....

Candidatos já podem consultar os locais onde farão as provas do Enem

Site disponibiliza locais de provas do Enem de 3...

Prouni já tem mais 184 mil estudantes inscritos

Até as 12 horas desta quinta-feira (17), primeiro dia...

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...

Inscrição para vestibular das Fatecs começa nesta sexta

  As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de...

Salto para o Futuro discute impacto do racismo na educação

Considerando ser 2011, segundo a ONU, o Ano Internacional...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=