A praia não tem cor nem classe social

O apoio do governador Luiz Fernando Pezão ao racismo institucional perpetua uma prática condenável

por Jean Wyllys Do Carta Capital

O racismo, mal que afeta as relações sociais e produz sofrimento às suas vítimas, apresenta-se muitas vezes implícito, disfarçado, não assumido, mas, ao mesmo tempo, com uma força performativa que vai muito além do episódio específico em que se manifesta. De todas as faces do racismo com as quais convivemos, as piores não se expressam na prática individual, no ato pessoal equivocado, por estupidez, ignorância ou má fé: as formas mais graves de racismo são praticadas institucionalmente.

O que aconteceu nesses dias com os ônibus que levavam pessoas do subúrbio para as praias da zona sul não é algo inédito. Que a polícia detenha veículos de transporte público vindos da zona norte ou de outras regiões mais pobres do Rio e retire deles os jovens que estão indo curtir a praia (jovens pobres, moradores das periferias, em sua maioria negros) faz parte do cotidiano da cidade e do estado há tempos.

Acontece o tempo todo. Como acontece de blitz da polícia deter vans que circulam no subúrbio e jovens negros serem obrigados a descer e a se submeter a revistas enquanto os brancos aguardam sentados e acomodados.

A polícia é treinada para identificar uma procedência social, uma cor e um lugar de moradia como indícios de algum crime possível e futuro. De acordo com esse procedimento, pobre, negro, favelado ou suburbano deve ser tratado com bandido em potencial. É assim que a banda toca e o bonde segue, infelizmente e para nossa indignação.

Isso não é novo, mas, por isso, deve ser denunciado e combatido. Por isso, “excelentíssimo” governador Pezão, sua aprovação desse procedimento imoral e criminoso soma ao ato de racismo institucional da PM uma gravidade política e social gigantesca.

Como pode o governador do estado dizer publicamente que tudo isso está certo?

Como autoridade máxima do estado do Rio de Janeiro, o senhor manifestou sua aprovação a práticas eivadas de racismo institucional, esse que vitima milhares, humilha, segrega; criminaliza, expulsa, estigmatiza e que mata.

Quando o senhor usa sua voz pública para apoiar, em declarações à imprensa, essas práticas de agentes da Polícia Militar, está garantindo que continuem, porque seus executores sentirão que têm seu amparo e proteção.

É gravíssimo, governador Pezão.

A praia não é propriedade dos moradores da zona sul. Não é propriedade de uma classe social. Não é propriedade de quem tem a mesma cor do senhor.

Racismo é crime, governador, mesmo quando disfarçado de política de segurança.

+ sobre o tema

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na...

para lembrar

Jean Wyllys nega que BBB tenha dado votos e defende novo modelo de família

Deputado levanta bandeira gay e diz que "família de...

O fundamentalismo não é uma prerrogativa apenas do islamismo – por Jean Wyllys

Sua versão cristã à moda brasileira se materializa na...

Rodriguinho e o pensamento infantil – Por: Jean Wyllys

Em desenhos de super-heróis animados destinados às crianças, a...

“Congresso não pode passar por cima do cadáver de milhares de mulheres”, diz Jean Wyllys

Deputado responde às declarações do presidente da Câmara, Eduardo...
spot_imgspot_img

Jean Wyllys desiste de mandato: Governo brasileiro falhou em proteger deputado, diz relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Para a advogada chilena Antonia Urrejola Noguera, relatora especial do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o país não foi capaz de garantir segurança...

Derrota da democracia por Flávia Oliveira

Jean deixa a vida pública em prol da particular. Está certo nisso por Flávia Oliveira no O Globo Um militar não tripudiaria do inimigo rendido. Um...

“Preto, favelado, LGBT”: Conheça David Miranda, substituto de Jean Wyllys na Câmara

Sob ameaças, Jean Wyllys abrirá mão de seu mandato mas a luta pelos direitos LGBT na Câmara continuará tendo representante: David Miranda (PSOL), primeiro...
-+=