ABGLT denuncia homofobia em comercial de cerveja ao Conar

Toni Reis, presidente da ABGLT, explica por que, para a Associação, a propaganda da Nova Schin apresenta discriminação

Por Maria Eduarda Carvalho

 

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou nesta segunda-feira, 28, um ofício para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo a retirada do comercial “Festa de São João” da empresa Nova Schin. De acordo com a Associação, a propaganda apresenta conteúdo discriminatório e homofóbico.

No anúncio, um homem travestido de mulher é alvo de piadas e deboche. Segundo a Associação, a consternação se dá pelo fato de a população de travestis estar entre uma das mais discriminadas no Brasil.  Para a ALGBT, por mais que o anúncio não apresente nenhum tipo de violência física contra homossexuais, a ação se enquadra em crime de homofobia porque “transcende a hostilidade e a violência contra LGBT e associa-se a pensamentos e estruturas hierarquizantes relativas a padrões relacionais e identitários de gênero, a um só tempo sexistas e heteronormativos”.

Em entrevista à Revista Fórum o presidente da ABGLT, Toni Reis, falou sobre o teor homofóbico do vídeo, violência contra homossexuais e o papel que a mídia repercute da comunidade LGBT.

Fórum – Para a ABGLT, o que caracteriza o vídeo como homofóbico?
Toni Reis –
 A frase “de dia é João e de noite é Maria” e os termos colocados, pezão, volumão, gogózão, são uma forma depreciativa de como é tratada a pessoa travesti. E (no vídeo) todo mundo dá risada da situação, faz o escárnio, porque o rapaz teve um relacionamento com a travesti. Nesse sentido a gente sempre procura verificar: se tirasse a pessoa travesti e colocasse a pessoa negra? Não é natural tirar sarro de uma pessoa por uma única característica.

Fórum – Vocês encaminharam a denuncia para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O conselho já se manifestou ou deu algum parecer sobre a retirada do comercial do ar?
Reis –
 Não, não deram. A Schin publicou uma nota, mas que não nos convence porque realmente o comercial vai contra a dignidade. E nós esperamos que eles tenham bom senso, a gente vai verificar todas as medidas cabíveis que possam assegurar que o comercial saía do ar.

Fórum – Segundo uma pesquisa feita na Parada LGBT de São Paulo em 2005, 77,% das pessoas travestis e transexuais afirmaram já ter sofrido agressão verbal/ameaça de agressão em virtude de sua sexualidade. Como campanhas publicitárias acabam contribuindo para essas estatísticas?
Reis – 
Você vai naturalizando uma coisa que não é natural, como se fosse normal tirar sarro, o que acontece muito inclusive nas escolas. O problema é que isso vai formando uma cultura homofóbica, uma cultura de discriminação que não é natural.

Fórum – Qual é hoje a apresentação que a mídia e a publicidade fazem da comunidade LGBT?
Reis –
 No geral, a mídia tem tratado o tema com muito respeito. Onde nós temos alguns problemas são com alguns programas humorísticos, religiosos e policiais que ainda nos tratam com caricatura estereótipo e com discriminação. Mas hoje jornais impressos e televisões têm se pautado muito pela política dos direitos humanos.
Na publicidade acontece isso que a gente viu, colocam em forma de humor, um humor que não é de bom tom. Nem todos ofendem, a gente também não pode ser tão mal humorado e dizer que tudo é discriminação. Mas da forma que são apresentados alguns comerciais, a gente percebe que tem um estereótipo que não é só com homossexuais, tem a questão das mulheres, dos negros , das pessoas obesas. E a gente tem que denunciar.
 

 

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...

Filha de Raúl Castro lidera conga anti-homofobia em Havana

Fantasiados de havaianas e abraçados em bandeiras com as...

Pastor que fazia ‘cura gay’ é preso por abuso sexual de dois homens

Reverendo Ryan J. Muehlhauser pode pegar até dez anos...

Homofobia e violência no Sukiya

Jovem foi intimidado e agredido por garçom do restaurante...

para lembrar

Por quê criminalizar a Homofobia?

A maioria dos brasileiros assiste passivamente cenas diárias de...

Tolerância a ofensas prejudica candidatos, por Renato Janine Ribeiro

Por Renato Janine Ribeiro Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram...

RS em meio a polêmicas de racismo e homofobia

Intolerância colocou Estado em evidência Valores fundamentais das sociedades, as...

Relator de comissão no Congresso propõe veto à adoção por casais gays

O deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) apresentou nesta semana...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=