Afrodescendentes iberoamericanos contra o racismo

Cali – Com um chamado a acabar com o racismo, a discriminação e as injustiças, a Colômbia abriu ontem o primeiro Encontro Ibero-americano de Culturas e Comunidades Afrodescendentes, dirigido a contribuir para o reconhecimento desta população.

O encontro termina hoje e tem a participação de 30 especialistas em temas afro, provenientes de 15 países. No ato inaugural, o representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na Colômbia, Christian Salazar, opinou que o Governo deve centrar-se no combate à discriminação imperante no país.

Admitindo que a situação atual demonstra que as comunidades afro se encontram abaixo das condições básicas de qualidade de vida (especialmente no acesso à educação e a serviços públicos), o Vice-Presidente da República, Angelino Garzón, se comprometeu em iniciar um diálogo social com as comunidades afrodescendentes antes de 30 de outubro.

Na Colômbia, os afrodescendentes são a porção mais vulnerável da população: à pobreza e à exclusão, soma-se o conflito armado, que coloca esta comunidade entre o fogo dos grupos armados.

2011 foi decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Ano Internacional dos Afrodescendentes. Cali foi escolhida como anfitriã do Encontro por ser a segunda cidade do mundo, atrás de Salvador, com a maior população de afrodescentendes.

Fonte: Rádio Vaticano

+ sobre o tema

Santeria

SANTERÍA La santeros o Regla de Osha-Ifá es un conjunto...

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Veja a apresentação em vídeo com legenda Eu sou uma...

Obama envia tropas para resgatar meninas da Nigéria

Presidente dos Estados Unidos anunciou o envio de 80...

Pourquoi il n’y a presque pas de Brésiliens noirs dans les stades du Mondial

Grégoire Fleurot Le clip officiel de la Coupe du monde diffusé en...

para lembrar

Crianças perdidas na selva: sobre milagre e saberes

No mais comovente enredo de sobrevivência deste ano da...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Colombianos vão às urnas neste domingo (29) para escolher novo presidente

Neste domingo (29), mais de 39 milhões de eleitores...
spot_imgspot_img

Piedad Córdoba: A despedida de uma lutadora incansável pela paz.

En el día de ayer fallecío la senadora colombiana Piedad Córdoba, y el presidente de Colombia, Gustavo Petro, publicó en sus redes que ella...

Colombianas oferecem a lição do dia: si se puede

O histórico de vitórias de seleções sul-americanas contra europeias não é bom para as sul-americanas: Em 2015 a Colombia venceu a França e, sem...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de um encontro...
-+=