Afrodescendentes iberoamericanos contra o racismo

Cali – Com um chamado a acabar com o racismo, a discriminação e as injustiças, a Colômbia abriu ontem o primeiro Encontro Ibero-americano de Culturas e Comunidades Afrodescendentes, dirigido a contribuir para o reconhecimento desta população.

O encontro termina hoje e tem a participação de 30 especialistas em temas afro, provenientes de 15 países. No ato inaugural, o representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na Colômbia, Christian Salazar, opinou que o Governo deve centrar-se no combate à discriminação imperante no país.

Admitindo que a situação atual demonstra que as comunidades afro se encontram abaixo das condições básicas de qualidade de vida (especialmente no acesso à educação e a serviços públicos), o Vice-Presidente da República, Angelino Garzón, se comprometeu em iniciar um diálogo social com as comunidades afrodescendentes antes de 30 de outubro.

Na Colômbia, os afrodescendentes são a porção mais vulnerável da população: à pobreza e à exclusão, soma-se o conflito armado, que coloca esta comunidade entre o fogo dos grupos armados.

2011 foi decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Ano Internacional dos Afrodescendentes. Cali foi escolhida como anfitriã do Encontro por ser a segunda cidade do mundo, atrás de Salvador, com a maior população de afrodescentendes.

Fonte: Rádio Vaticano

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Colombianos vão às urnas neste domingo (29) para escolher novo presidente

Neste domingo (29), mais de 39 milhões de eleitores...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher...
spot_imgspot_img

Piedad Córdoba: A despedida de uma lutadora incansável pela paz.

En el día de ayer fallecío la senadora colombiana Piedad Córdoba, y el presidente de Colombia, Gustavo Petro, publicó en sus redes que ella...

Colombianas oferecem a lição do dia: si se puede

O histórico de vitórias de seleções sul-americanas contra europeias não é bom para as sul-americanas: Em 2015 a Colombia venceu a França e, sem...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de um encontro...
-+=