Afrodescendentes iberoamericanos contra o racismo

Cali – Com um chamado a acabar com o racismo, a discriminação e as injustiças, a Colômbia abriu ontem o primeiro Encontro Ibero-americano de Culturas e Comunidades Afrodescendentes, dirigido a contribuir para o reconhecimento desta população.

O encontro termina hoje e tem a participação de 30 especialistas em temas afro, provenientes de 15 países. No ato inaugural, o representante do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos na Colômbia, Christian Salazar, opinou que o Governo deve centrar-se no combate à discriminação imperante no país.

Admitindo que a situação atual demonstra que as comunidades afro se encontram abaixo das condições básicas de qualidade de vida (especialmente no acesso à educação e a serviços públicos), o Vice-Presidente da República, Angelino Garzón, se comprometeu em iniciar um diálogo social com as comunidades afrodescendentes antes de 30 de outubro.

Na Colômbia, os afrodescendentes são a porção mais vulnerável da população: à pobreza e à exclusão, soma-se o conflito armado, que coloca esta comunidade entre o fogo dos grupos armados.

2011 foi decretado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Ano Internacional dos Afrodescendentes. Cali foi escolhida como anfitriã do Encontro por ser a segunda cidade do mundo, atrás de Salvador, com a maior população de afrodescentendes.

Fonte: Rádio Vaticano

+ sobre o tema

General do Brasil é convidado para comandar missão de paz no Congo

Santos Cruz, de 60 anos, foi comandante da missão...

Beijing acolhe Conferência China-África sobre indústria cultural

Representantes de 26 países africanos, incluindo Angola, e...

Líderes africanos lutam para que continente deixe de ser “o lixão da Europa”

Para tentar diminuir este problema, 23 nações africanas, membros...

para lembrar

Crianças perdidas na selva: sobre milagre e saberes

No mais comovente enredo de sobrevivência deste ano da...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Colombianos vão às urnas neste domingo (29) para escolher novo presidente

Neste domingo (29), mais de 39 milhões de eleitores...
spot_imgspot_img

Colombianas oferecem a lição do dia: si se puede

O histórico de vitórias de seleções sul-americanas contra europeias não é bom para as sul-americanas: Em 2015 a Colombia venceu a França e, sem...

Brasil firma acordo com Colômbia para promoção da igualdade racial

Nesta terça-feira (25), em celebração ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou de um encontro...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de 37 anos de idade, apresentou, no último fim de semana, no Festival Latinidades, em Brasília,...
-+=