Agências da ONU organizam conferência sobre saúde materna e infantil na América Latina e Caribe

Os países da América Latina e do Caribe vão se reunir entre os dias 10 e 12 de setembro no Panamá para uma conferência regional organizada pelo governo local e por agências internacionais para discutir o que pode ser feito para reduzir as disparidades que contribuem para a mortalidade materna e infantil e fortalecer a cooperação da região para melhorar a saúde de mães e crianças.

A conferência “Uma promessa renovada para as Américas: Reduzir as iniquidades em saúde reprodutiva, materna e infantil” será um fórum regional que vai ressaltar os sucessos já obtidos na área, revisar as tendências em saúde reprodutiva, materna, da criança e do adolescente nas Américas e identificar as principais intervenções e abordagens para a superação das iniquidades em saúde.

A mortalidade materna caiu 42,9% na América Latina e Caribe entre 1990 e 2010, mas esse número varia de país para país e entre classes sociais. Adolescentes pobres, indígenas e mulheres de baixa escolaridade são mais frágeis do que mulheres com alto poder aquisitivo.
Já a mortalidade infantil caiu 57,2% na região no mesmo período. Porém, as crianças vindas de famílias de baixa renda têm cinco vezes mais chance de morrer antes dos cinco anos do que aquelas de famílias de alta renda. A maioria dessas mortes é evitável.

Essas desigualdades tornam difícil para a região atingir plenamente os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de reduzir a mortalidade materna em 75% e a mortalidade infantil em dois terços entre 1990 e 2015.

A reunião deste mês está sendo convocada pelo governo do Panamá e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Escritório Regional para a América Latina e o Caribe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Tacro), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e do Banco Mundial.

 

Fonte: ONU 

+ sobre o tema

Contratações em tecnologia perpetuam exclusão social e dificultam diversidade

Um relatório conduzido pela McKinsey & Company, com mais...

COPENE reuniu intelectuais negros

                  ...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=