Alunos da Rede Estadual estudam países africanos para entender suas próprias raízes

Mia Couto e Teixeira Souza foram alguns dos autores analisados

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

As professoras Letícia Queiroz, de Língua Portuguesa; Luciana Souza, de História; e Rosana Sobreiro e Silmara César, de Arte, levaram os alunos do CIEP 169 – Maria Augusta Correia, em São João de Meriti, a uma verdadeira viagem de reconhecimento das raízes africanas por meio da Literatura.

Aos jovens, foi recomendada a leitura de contos africanos que estivessem inseridos em países de Língua Portuguesa. O objetivo era identificar diferenças e semelhanças culturais, bem como linguísticas, específicas de cada área.

Os autores escolhidos como referência para o desenvolvimento do trabalho foram: Mia Couto, Moçambique; Teixeira Souza, Cabo Verde; Albertina Bragança, São Tomé e Príncipe; Odete Costa Semedo, Guiné Bissau; e Ondjaki, Angola.

 

Sob a orientação das quatro docentes do CIEP 169, os alunos mergulharam em uma extensa pesquisa e levantamento de dados sobre os países africanos. Os professores explicaram e sugeriram reflexões a partir do contexto em que a migração involuntária de africanos cativos acontecia durante o período de tráfico de escravos.

– Seguindo esse processo de pesquisas, os alunos se descobriram descendentes de grupos étnicos africanos, entenderam os cultos religiosos oriundos da África e aprenderam a acrescentar o outro dentro de suas diferenças – afirmou a mediadora de Tecnologia Educacional, Teresa Cristina Lata.

Fonte: Conexão Professor

+ sobre o tema

Lei 10.639/2003

Foto @DRE0316 LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem...

Ações pelo estudo da Cultura afro

A professora de literatura Adiles da Silva Lima, 58...

para lembrar

Planos de Educação podem contribuir com superação do racismo nas escolas

Após lançamento de coleção Educação e Relações Raciais: apostando...

Leis brasileiras colocaram o racismo em pauta, diz professora

O Brasil reconhece que existem diferenças entre as pessoas...
spot_imgspot_img

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Ensino de história negra não é cumprido, dizem debatedores

As redes de educação não cumprem satisfatoriamente a obrigação, estabelecida pela Lei 10.639, de 2003, de ensinar sobre a história e a cultura afro-brasileiras....

Ação Educativa lança edital para selo comemorativo de 20 anos da lei 10.639

A Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, associação civil sem fins lucrativos, está com inscrições abertas para o Edital do concurso do Selo Comemorativo de 20 anos...
-+=