Alunos da Rede Estadual estudam países africanos para entender suas próprias raízes

Mia Couto e Teixeira Souza foram alguns dos autores analisados

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

As professoras Letícia Queiroz, de Língua Portuguesa; Luciana Souza, de História; e Rosana Sobreiro e Silmara César, de Arte, levaram os alunos do CIEP 169 – Maria Augusta Correia, em São João de Meriti, a uma verdadeira viagem de reconhecimento das raízes africanas por meio da Literatura.

Aos jovens, foi recomendada a leitura de contos africanos que estivessem inseridos em países de Língua Portuguesa. O objetivo era identificar diferenças e semelhanças culturais, bem como linguísticas, específicas de cada área.

Os autores escolhidos como referência para o desenvolvimento do trabalho foram: Mia Couto, Moçambique; Teixeira Souza, Cabo Verde; Albertina Bragança, São Tomé e Príncipe; Odete Costa Semedo, Guiné Bissau; e Ondjaki, Angola.

 

Sob a orientação das quatro docentes do CIEP 169, os alunos mergulharam em uma extensa pesquisa e levantamento de dados sobre os países africanos. Os professores explicaram e sugeriram reflexões a partir do contexto em que a migração involuntária de africanos cativos acontecia durante o período de tráfico de escravos.

– Seguindo esse processo de pesquisas, os alunos se descobriram descendentes de grupos étnicos africanos, entenderam os cultos religiosos oriundos da África e aprenderam a acrescentar o outro dentro de suas diferenças – afirmou a mediadora de Tecnologia Educacional, Teresa Cristina Lata.

Fonte: Conexão Professor

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

DOS MOVIMENTOS ABOLICIONISTAS Á LEI ÁUREA, O FIM DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

A PRINCESA IMPERIAL Regente em Nome de Sua Majestade...

Candidatos do ProUni têm até hoje para aderir à lista de espera

Candidatos do ProUni têm até hoje para aderir à...

MEC anulará mudanças polêmicas em edital de livros e culpa gestão Temer

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou na...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=