Amazonas, Bahia e Rio De Janeiro recebem pré-estreia de série sobre educação antirracista no Brasil

Enviado por / FonteSeta

Evento será nesta quarta-feira, 6. Produção é uma parceria do Projeto SETA com o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho.

Amanhã, 06 de abril, o território indígena Parque das Tribos, em Manaus (AM), a comunidade Quilombo Rio dos Macacos, em Salvador (BA) e o Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro (RJ) recebem a pré-estreia da série “Seta – Caminhos Possíveis: por uma educação antirracista”, produção audiovisual inédita composta por quatro episódios que abordam a importância da educação antirracista no Brasil a partir das perspectivas indígena, quilombola e periférica. A ação ocorrerá em horários diferentes nos três locais:  às 14h, na Garagem do Quilombo Rio dos Macacos, às 17h, na Lona Cultural da Maré e às 19h, na Maloca Parque das Tribos. 

A série é uma parceria do Projeto Seta com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura e conta com depoimentos de moradores dos três territórios, que compartilharam suas vivências: Alva Rosa, Vanessa Vasconcelos, Naditália Kelly, Maurile Jeritz Jacinto, Ana Claudia Martins, Vivian Torres Barreto; Pâmela Carvalho, Rodrigo, Lucas Buda, Nijah, Helena Edir; Dona Olinda, Rosimeire Silva, Juliana Costa, Taiana dos Santos, Franciele Silva e José Rosalvo. A produção traz ainda uma análise de especialistas sobre o tema no Brasil. Os episódios estarão disponíveis no Globoplay e no Canal Futura até a primeira quinzena de maio. 

Destaque e voz para territórios marginalizados na sociedade

Pesquisadora, ativista, moradora do Complexo da Maré e uma das personagens da série, Pâmela Carvalho, fala sobre a possibilidade de poder contar suas experiências pessoais e de trabalho. “A série fala sobre os territórios que são muito importantes, fundamentais na prática da educação antirracista, mas, muitas vezes não são reconhecidos na sociedade. Praticar a educação antirracista a partir de um lugar que não é necessariamente acadêmico, são pontos relevantes, uma vez que a série percorre territórios que são marginalizados na sociedade”, destaca Pâmela. 

Franciele Silva, universitária e moradora do Quilombo Rio dos Macacos, conta que um dos pontos positivos em ter participado da produção foi a oportunidade de dar destaque ao dia a dia de trabalho dos moradores de sua região. “Dar visibilidade a luta do nosso território, a nossa trajetória de vida é muito importante e, ainda, poder mostrar o quão difícil foi chegarmos aonde estamos hoje, pois enfrentamos muitas dificuldades para estudar e essa série trará um pouco disso nas nossas falas”, comenta Franciele. Naditália Kelly, universitária, comenta que as piadas sobre sua origem sempre foram presentes e, por isso, a importância da educação antirracista. “Na infância soube lidar com os comentários, mas, no Ensino Médio, essas falas começaram a ser mais violentas, como crescer ouvir que eu não era bonita o suficiente, por exemplo. E demorou anos para eu achar que todas as minhas características são bonitas. Quando fui para a faculdade descobri um outro mundo, onde me senti mais acolhida”. 

No quarto episódio, o/as especialistas Jefferson Barbosa, da Rede PerifaConecction, Alva Rosa, professora e integrante da Makira E’ta e Vilma Reis, socióloga, ativista e conselheira do Projeto Seta são os responsáveis pelas reflexões. A narração fica por conta do ator e ativista, Júnior Vieira. Para ele, alcançar um sistema de educação público antirracista é fundamental termos escolas livres de violência, justas e transformadoras, que respeitem as diferenças e possibilitam acesso aos saberes do Brasil. 

O Projeto Seta (Sistema de Educação por Uma Transformação Antirracista) é uma aliança inovadora, com sete organizações da sociedade civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a Uneafro Brasil. O Seta ainda é um dos finalistas da ação global da Fundação Kellogg para promoção da equidade racial (Racial Equity 2030).

Saiba mais em http://projetoseta.org.br 

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

Eles ensinam as agências a não serem racistas

Mesmo em uma agência que se dispôs a trabalhar...

‘E a Casa Preta se ergue’

A Casa Preta da Maré surgiu em 2019 como...

Narrativas na encruza: uma professora e o devir de salas de aula aquilombadas

O que é uma encruzilhada no ensino de história...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Projeto SETA promove eventos no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU 

Entre os dias 16 e 18 de abril, o Projeto SETA, iniciativa cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=