Ambulatório no Rio oferece tratamento de pele para negros

Consulta custa R$ 60; são tratados problemas de pele da população negra

 

A população negra que sofre com problemas de pele pode procurar tratamento especializado. Desde março, o Ambulatório de Dermatologia da Pele Negra, da Santa Casa da Misericórdia do Rio, oferece o serviço. São tratados casos de melasma, acne inflamatória, manchas no rosto, queda de cabelo, estrias e hiperpigmentação.

A responsável pelo ambulatório, a dermatologista Katleen Conceição, explica que apesar de ter mais fotoproteção do que a pele branca, a pele negra apresenta maior risco de ficar com manchas, após um procedimento médico. Além disso, segundo ela, a pele negra tem alta incidência de queloides (cicatriz) e os pelos, por serem mais curvados, tendem a obstruir os poros.

“O paciente vai ser encaminhado por uma unidade de saúde por profissional dermatologista. O alvo são casos de difícil resolução, no qual o paciente não teve diagnóstico”, esclareceu.

De acordo com a dermatologista, nas consultas, os pacientes vão receber orientação sobre como cuidar dos cabelos e da pele. “Vamos orientar os pacientes como fazer a barba e quais são os produtos que eles devem utilizar. Os cabelos [da população negra] são mais fragilizados e precisam de maior hidratação. Então, vamos mostrar como deve ser feito o tratamento e como eles devem ser lavados”, explicou.

A consulta custa R$ 60. O paciente sem condições de pagar deve encaminhar um pedido ao Departamento de Assistência Social da Santa Casa. O ambulatório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h. O valor da consulta é para cobrir os custos do serviço, segundo a médica. A Santa Casa é uma instituição filantrópica e presta atendimento pelo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também particular.

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.Fabricante diz que...

Negros têm acesso às universidades na velhice

Ministra revela que negros ainda sofrem discriminação no país D´Acelino...

para lembrar

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...
-+=