América Latina lança campanha contra bullying nas escolas

Organizações de vários países visam combater agressões verbais e físicas na sala de aula

iStockphoto

Escolas de toda a América Latina vão receber material didático para combater a discriminação dentro de sala de aula. A campanha Chega de Bullying, Não fique Calado foi lançada nesta quarta-feira (15) em um esforço conjunto da Secretaria de Educação da Cidade do México, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, de organizações humanitárias e da OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos). Um canal infantil de TV por assinatura também vai integrar a ação.

A cartilha para orientar educadores e alunos a lidar com as diferenças e denunciar o bullying já está disponível no site oficial da campanha e na página da Secretaria de Educação de SP. Uma nova versão do material será impressa e distribuída nos colégios públicos brasileiros para orientar educadores, diretores, pais e alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Entretanto, ainda não foi feita no Brasil a licitação para produzir e entregar a cartilha nas salas de aula.

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, a previsão é de que o material esteja nas escolas a partir de 2014. Ele enfatizou, em seu discurso, que este é o momento apropriado para se combater as agressões verbais e físicas nas escolas.

— Para certas questões não podemos nos calar mais. Há alguns anos, os colégios eram de acesso a poucos no Estado de São Paulo, mas agora eles são lugar de convívio de todos. Por isso, certas questões não eram discutidas no passado. Mas hoje, todos têm de respeitar e conviver com as diferenças.

Para chamar a atenção ao assunto, o governo do Estado de São Paulo mobilizou mais de cinco mil escolas da rede estadual para falar do tema no ínicio de cada turno do dia. Segundo dados oficiais, mais de quatro milhões de alunos das escolas do Estado falaram sobre bullying nesta quarta-feira.

A representante da organização humanitária Plan International, Anette Trompeter, enalteceu como as campanhas de prevenção vão ajudar estudantes vítimas de bullying e todos que convivem com eles.

— O bullying pode acontecer em diversos ambientes e tem que ser combatido em todos os níveis. Ele afeta a todos nós: quem está provocando, quem é provocado, os professores e os pais. Todos os atos de violência podem ser evitados e por isso a ferramenta [apostila] é importante.

Um grupo de uma escola do Maranhão que participou do Chega de Bullying foi convidado pela organização para apresentar um rap sobre o tema. Lá, onde a Plan International tem maior atuação, 70% dos alunos já promoveram ou sofreram ataques graves de bullying, segundo uma pesquisa feita pela organização.

 

Leia Também:

Quinze dias após esfaqueamento, escola tenta superar trauma de bullying

Bullying: brincadeiras que ferem

Fonte: R7

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=