Americanos interessados na região criticam declarações de presidente

Políticos e diplomatas americanos consultados pela Folha se disseram ontem “decepcionados” com as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre prisões políticas em Cuba. O deputado democrata Eliot Engel, presidente da subcomissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes para o hemisfério Ocidental, afirmou que “foi um comentário bobo”.

“Sou um grande admirador do Brasil, mas o governo Lula adotou alguns caminhos errados”, afirmou à Folha durante audiência pública na Câmara sobre as políticas dos EUA para a América Latina. Ele se referia não só a Cuba mas à aproximação do Brasil com o Irã, alvo de várias críticas na audiência.

Otto Reich, diplomata linha-dura e ex-número um do Departamento de Estado para a América Latina que depôs na audiência, também afirmou estar “profundamente desapontado” com Lula. “Ele foi perseguido politicamente no passado, e isso não faz dele um criminoso comum. Acho que falou por ignorância no tema, não por maldade.”

 

Na mesma ocasião, o número um do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, apesar de não oferecer resposta direta aos comentários de Lula, criticou os direitos humanos em Cuba -em uma disparidade de posições que ameaça transformar o tema em mais um flanco de discordâncias entre Brasília e Washington.

“Continuamos profundamente preocupados com a situação dos direitos humanos em Cuba, que contribuíram para a recente morte do preso de consciência Orlando Zapata como resultado de uma greve de fome”, disse.
Por fim, funcionários do governo dos EUA consultados pela Folha rejeitaram a comparação feita por Lula entre criminosos comuns em São Paulo e presos políticos cubanos. Segundo eles, a fala foi no mínimo imprecisa, e é o desejo de Washington que todos os países próximos a Cuba abordem com o país a questão dos direitos humanos na ilha.

 

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Aimé Césaire

NEGRO SOU, NEGRO FICAREI! Aimé Cesaire Entrevista com Françoise Vergès. Paris: Albin...

Cuba y el racismo daltónico

por: José Steinsleger En una declaración dirigida al...

TERREMOTO HAITI:Boas e más palavras

Laferrière expõe em suas obras, repetidas vezes, a exploração...

para lembrar

Historia garífuna cultural

 Origem: Stanford.edu La cultura garífuna es una...

No le pongas color se tomó Ciudad Bolívar

Fonte: Lista racial Hombres y mujeres, niños, jóvenes...

Nossa embaixatriz: notas sobre a atuação diplomática

  Após conversar com nossos colegas do Viva...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=