Americanos interessados na região criticam declarações de presidente

Políticos e diplomatas americanos consultados pela Folha se disseram ontem “decepcionados” com as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre prisões políticas em Cuba. O deputado democrata Eliot Engel, presidente da subcomissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes para o hemisfério Ocidental, afirmou que “foi um comentário bobo”.

“Sou um grande admirador do Brasil, mas o governo Lula adotou alguns caminhos errados”, afirmou à Folha durante audiência pública na Câmara sobre as políticas dos EUA para a América Latina. Ele se referia não só a Cuba mas à aproximação do Brasil com o Irã, alvo de várias críticas na audiência.

Otto Reich, diplomata linha-dura e ex-número um do Departamento de Estado para a América Latina que depôs na audiência, também afirmou estar “profundamente desapontado” com Lula. “Ele foi perseguido politicamente no passado, e isso não faz dele um criminoso comum. Acho que falou por ignorância no tema, não por maldade.”

 

Na mesma ocasião, o número um do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, apesar de não oferecer resposta direta aos comentários de Lula, criticou os direitos humanos em Cuba -em uma disparidade de posições que ameaça transformar o tema em mais um flanco de discordâncias entre Brasília e Washington.

“Continuamos profundamente preocupados com a situação dos direitos humanos em Cuba, que contribuíram para a recente morte do preso de consciência Orlando Zapata como resultado de uma greve de fome”, disse.
Por fim, funcionários do governo dos EUA consultados pela Folha rejeitaram a comparação feita por Lula entre criminosos comuns em São Paulo e presos políticos cubanos. Segundo eles, a fala foi no mínimo imprecisa, e é o desejo de Washington que todos os países próximos a Cuba abordem com o país a questão dos direitos humanos na ilha.

 

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Drogba homenageia Mandela e pode ser punido na Turquia

Por baixo da camisa de jogo, Drogba vestia uma...

Disney vai produzir seu primeiro filme de princesa negra africana

A Disney vai produzir seu primeiro filme de princesa...

Abolição inacabada

Três especialistas sobre escravidão e abolição falam sobre o...

TERREMOTO HAITI:Mundo prepara envio de ajuda para vítimas do terremoto no Haiti

Vários países e instituições internacionais já prometeram ajuda...

para lembrar

Fundação Cultural Palmares volta a ter machado de Xangô na marca

O símbolo do machado do orixá Xangô voltou a...

Chris Brown vem ao Brasil

Está programada para abril a turnê de Chris Brown...

Manual de los Afrodescendientes de las Américas y el Caribe

"Millones de africanos llegaron de forma forzada a nuestra...
spot_imgspot_img

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

Museu da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas dos EUA

Depois de se consolidar como um concorrido espaço de exposição de arte, atraindo mais de 150 mil visitantes em apenas 4 meses de reinaugurado,...
-+=