Americanos interessados na região criticam declarações de presidente

Políticos e diplomatas americanos consultados pela Folha se disseram ontem “decepcionados” com as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre prisões políticas em Cuba. O deputado democrata Eliot Engel, presidente da subcomissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes para o hemisfério Ocidental, afirmou que “foi um comentário bobo”.

“Sou um grande admirador do Brasil, mas o governo Lula adotou alguns caminhos errados”, afirmou à Folha durante audiência pública na Câmara sobre as políticas dos EUA para a América Latina. Ele se referia não só a Cuba mas à aproximação do Brasil com o Irã, alvo de várias críticas na audiência.

Otto Reich, diplomata linha-dura e ex-número um do Departamento de Estado para a América Latina que depôs na audiência, também afirmou estar “profundamente desapontado” com Lula. “Ele foi perseguido politicamente no passado, e isso não faz dele um criminoso comum. Acho que falou por ignorância no tema, não por maldade.”

 

Na mesma ocasião, o número um do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, apesar de não oferecer resposta direta aos comentários de Lula, criticou os direitos humanos em Cuba -em uma disparidade de posições que ameaça transformar o tema em mais um flanco de discordâncias entre Brasília e Washington.

“Continuamos profundamente preocupados com a situação dos direitos humanos em Cuba, que contribuíram para a recente morte do preso de consciência Orlando Zapata como resultado de uma greve de fome”, disse.
Por fim, funcionários do governo dos EUA consultados pela Folha rejeitaram a comparação feita por Lula entre criminosos comuns em São Paulo e presos políticos cubanos. Segundo eles, a fala foi no mínimo imprecisa, e é o desejo de Washington que todos os países próximos a Cuba abordem com o país a questão dos direitos humanos na ilha.

 

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Quilombolas: Registro ganha Plano de Ação Quilombola

Fonte: Írohín Jornal Online     A Secretaria de Estado da Saúde(SES)...

Recife – O Racismo e as Mulheres Negras

Promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, o evento...

Doogle do Google faz homenagem a Machado de Assis

Doogle do Google faz homenagem a Machado de Assis. Nesta...

Congo – Joseph Kabila venceu as eleições presidenciais

O presidente em fim de mandato da República Democrática...

para lembrar

Beyoncé lança videoclipe com Nicki Minaj. Veja o vídeo!

Depois do lançamento do videoclipe de Taylor Swift, na...

Malcolm X. A voz rouca dos guetos

Em uma manhã fria de novembro de 1929, homens...

Disco inédito de John Coltrane será lançado 55 anos depois de ser gravado

O quarteto do saxofonista gravou em 1963 uma sessão...
spot_imgspot_img

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=