Angelina Jolie fala de racismo: ‘Sistema me protege, mas não minha filha’

Enviado por / FonteDe Universa

A atriz Angelina Jolie falou de racismo e das manifestações que estão ocorrendo nos Estados Unidos e vários países do mundo desde a morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial. “Um sistema que me protege, mas não protege a minha filha, ou qualquer homem, mulher e criança, por causa da cor de sua pele, é intolerável”, declarou Angelina para a revista “Harper’s Bazaar”, em matéria ilustrada por fotos tiradas pelo filho Knox Jolie-Pitt.

A atriz é mãe de Zahara Jolie-Pitt, uma garota negra de 15 anos adotada na Etiópia. “Nós precisamos progredir além da empatia e das boas intenções. Precisamos de leis e políticas que realmente abordem o racismo estrutural e a impunidade. Acabar com abusos no policiamento é só o começo”, acrescentou.

Na visão da atriz, o racismo se manifesta em diversos aspectos da sociedade, incluindo o sistema educacional e político. “O meu conselho é ouvir às pessoas que estão sentindo essa opressão na pele, e nunca presumir que você já sabe do que está falando”.

Violência na pandemia

Outro problema para o qual Angelina está atenta durante o período de isolamento ditado pela pandemia do novo coronavírus é o da violência doméstica. Uma série de levantamentos já mostraram que os casos do tipo aumentaram durante a quarentena, inclusive no Brasil.

“Acima de tudo, o que me preocupa são as crianças. O número de crianças que estão sendo abusadas neste momento não me deixa dormir à noite. Há uma crise de saúde pública global que expõe crianças ao abuso, à negligência, e aos efeitos do trauma. E não fazemos o bastante para protegê-las”, comentou.

“Nós ainda fingimos não ver a violência doméstica. Frequentemente, não acreditamos nas sobreviventes, não colocamos os direitos da criança acima de tudo, não levamos o seu trauma a sério. Os nossos serviços sociais não são adequadamente fundados. Os funcionários não têm treinamento, e nem os juízes”, enumerou.

“Eu acredito que não é só quem comete o abuso que deveria ser punido. Quem acoberta ou minimiza o abuso, também. Todo mundo diz que é contra a violência doméstica, mas ninguém muda as coisas específicas que precisam ser mudadas”, criticou ainda.

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Shiloh completa 8 anos e QUEM te mostra o estilo ‘tomboy’ da filha de Pitt e Jolie

Garotinha costuma usar roupas dos irmãos e já declarou...

Filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, Shiloh segue estilo ‘tomboy’.

Shiloh causou na première do filme "Unbroken", dirigido por...

Em artigo no ‘NY Times’, Angelina Jolie desabafa após visitar campo de refugiados

Atriz escreveu artigo no jornal de NY Times, publicados...

Angelina Jolie inaugura centro de combate à violência contra a mulher

A estrela de cinema, de 39 anos, apresentou o...
spot_imgspot_img

Angelina Jolie pede mais esforços contra violência sexual em guerras

Atriz Angelina Jolie quer documentar crimes e apoiar processos, pressionando por leis de proteção às vítimas vulneráveis Do O GLOBO Angelina: preocupação com escravização sexual de meninas...

Antônio Frasson, mastologista: ‘Angelina Jolie mudou a história’

Professor da PUC-RS e médico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele veio ao Rio tomar posse como presidente da Sociedade Brasileira de...

Angelina Jolie pede que líderes africanos combatam violência contra as mulheres

A atriz Angelina Jolie pediu nesta sexta-feira que os dirigentes africanos combatam a quase total impunidade que dificulta, segundo ela, o fim da violência...
-+=