Angelina Jolie retira ovários após serem detectados sinais de câncer

Angelina Jolie, 39, fez uma cirurgia na semana passada para retirar seus ovários e trompas de falópio depois que os médicos detectaram sinais precoces de câncer. A atriz americana, que já sabia que tinha um alto risco de ter a doença, compartilhou a decisão em um artigo para o jornal “The New York Times” desta terça-feira (24), intitulado “Angelina Jolie Pitt: Diário de uma Cirurgia”.

Do Uol

“Dois anos atrás eu escrevi sobre a minha escolha de fazer uma dupla mastectomia preventiva. Um simples exame de sangue revelou que eu carregava uma mutação no gene BRCA1. Ele me deu uma estimativa de risco de 87% do câncer de mama e um risco de 50% de câncer de ovário. Perdi minha mãe, avó e tia para o câncer”, escreveu a atriz. Sua mãe, Marcheline Bertrand, morreu em 2007, aos 56 anos, em virtude de um câncer no ovário.

No artigo, a atriz revela que o procedimento havia sido planejado previamente e, embora seja menos complexa do que a sua mastectomia, os “efeitos são mais graves”, porque “põe a mulher em menopausa forçada”.

Ao descobrir que havia possibilidade de ter um câncer, Jolie ligou para o marido, o ator Brad Pitt, que lhe garantiu apoio para fazer a cirurgia. Ela narrou que tomou a decisão por já ter tido casos de morte por câncer na família.

“Eu passei [pela cirurgia] porque eu imagino como milhares de outras mulheres se sentiram. Eu disse a mim mesma para ficar calma, ser forte, e que eu não tinha nenhuma razão para pensar que eu não viveria para ver meus filhos crescerem e para ter os meus netos “, disse ela, que ainda contou que não poderá ter mais filhos por conta do procedimento: “Apesar dos hormônios que estou tomando, entrei na menopausa. Não poderei ter mais filhos, e devo sofrer algumas mudanças físicas. Mas me sinto tranquila com o que vier, não porque sou forte, mas porque é parte da vida. Não é algo que eu deva temer”.

“Não é possível remover todos os riscos e o fato é que eu permanecerei propensa ao câncer. Vou procurar maneiras naturais para fortalecer o meu sistema imunológico. Eu me sinto feminina, e alicerçada nas escolhas que eu estou fazendo para mim e para minha família. Sei que meus filhos nunca vão dizer: ‘Mamãe morreu de câncer de ovário'”, escreveu a atriz, que é mãe de seis filhos com Pitt: Maddox, Zahara, Pax, Shiloh, Knox e Vivienne.

Jolie conclui: “Não é fácil tomar estas decisões. Mas é possível assumir o controle e enfrentar de frente qualquer problema de saúde. Você pode buscar aconselhamento, estudar as opções e tomar as decisões que são apropriadas para você. Conhecimento é poder”.

Mastectomia preventiva

Angelina Jolie revelou em 2013 que fez uma dupla mastectomia para reduzir os riscos de sofrer câncer de mama. Em um artigo para o jornal “The New York Times”, intitulado “Minha Escolha Médica”, a atriz disse que tinha 87% de chances de desenvolver câncer de mama. “Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que eu podia”, escreveu ela na ocasião.

Ela afirmou que o processo de retirada dos seios durou quase dois meses, com a reconstrução dos seios usando implantes. “Houve muitos avanços nesse procedimento nos últimos anos, e os resultados finais podem ficar bonitos”, escreveu a atriz em seu artigo

*Com informações das agências AFP e BBC

Leia também

“Tudo que quero é que ela tenha uma vida longa e saudável” diz Brad Pitt

+ sobre o tema

Campanha marca Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Criadores de conteúdo e especialistas de saúde brasileiros unem-se...

Papanicolau não precisa ser feito todo ano; saiba mais sobre o exame

O papanicolau é o exame utilizado para avaliar precocemente alterações pré-malignas...

Outubro Rosa: desafios na luta contra o câncer de mama em mulheres idosas

No cenário da campanha Outubro Rosa, que tem como...

para lembrar

John Kerry: “É hora de apagar o estupro do léxico da guerra”

O chefe da diplomacia dos EUA encerra a cúpula...

Shiloh completa 8 anos e QUEM te mostra o estilo ‘tomboy’ da filha de Pitt e Jolie

Garotinha costuma usar roupas dos irmãos e já declarou...

Filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, Shiloh segue estilo ‘tomboy’.

Shiloh causou na première do filme "Unbroken", dirigido por...

Em artigo no ‘NY Times’, Angelina Jolie desabafa após visitar campo de refugiados

Atriz escreveu artigo no jornal de NY Times, publicados...
spot_imgspot_img

Angelina Jolie fala de racismo: ‘Sistema me protege, mas não minha filha’

A atriz Angelina Jolie falou de racismo e das manifestações que estão ocorrendo nos Estados Unidos e vários países do mundo desde a morte...

Angelina Jolie pede mais esforços contra violência sexual em guerras

Atriz Angelina Jolie quer documentar crimes e apoiar processos, pressionando por leis de proteção às vítimas vulneráveis Do O GLOBO Angelina: preocupação com escravização sexual de meninas...

Antônio Frasson, mastologista: ‘Angelina Jolie mudou a história’

Professor da PUC-RS e médico do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele veio ao Rio tomar posse como presidente da Sociedade Brasileira de...
-+=