Anistia Internacional faz ato contra remoções forçadas no Rio

Integrantes da Anistia Internacional realizam, desde a manhã desta quinta-feira, um ato em protesto contra remoções forçadas de famílias pela prefeitura do Rio de Janeiro, em frente à Câmara dos Deputados, na Cinelândia.

Com colchões espalhados pela calçada, o grupo pretende chamar a atenção dos pedestres para o tema, e recolher assinaturas para uma petição que deve ser entregue ao prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A intervenção é o pontapé inicial da campanha ‘Basta de Remoções Forçadas’, organizada pela Anistia como forma de chamar a atenção da população e da prefeitura para as famílias afetadas por remoções em decorrência de projetos de mobilidade e urbanização, por exemplo.

Segundo a Anistia, só na manhã desta quinta-feira, 1 mil assinaturas para as petições já foram recolhidas. O documento pede à prefeitura medidas para evitar remoções forçadas e o cumprimento das garantias legais quando as remoções forem necessárias. O objetivo do movimento é levar a campanha para outras cidades do País a partir de 2014.

“Há evidências de situações de violação do direito à moradia e remoções forçadas no Rio de Janeiro em decorrência de grandes intervenções urbanas e preparação para os megaeventos esportivos. A campanha quer chamar a atenção das autoridades para violações que já aconteceram e evitar que elas se repitam”, afirma a assessora de direitos humanos da Anistia Internacional Brasil, Renata Neder.

Segundo informações fornecidas pela Prefeitura, 19.220 famílias foram removidas desde 2009. Destas, 8.980 receberam apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Outros 5.955 passaram a receber aluguel social, enquanto 4.285 aceitaram a “compra assistida” ou receberam indenizações.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Sérgio Martins – Direito e Reverso do Direito: Uma Jornada pela Dignidade

Quando na cabeça do indivíduo brota a rejeição por...

Relatório Brasileiro sobre Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais

O Brasil é um país conhecido por suas enormes...

Aos 86 anos, d. Pedro Casaldáliga ainda enfrenta ‘lobos’ e fala de esperança

 Sônia Oddi e Celso Maldos Bispo emérito de São Félix...

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) – nota de esclarecimento

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), é uma rede de...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que homens no setor privado, diz relatório divulgado pelo governo

As mulheres recebem 19,4% a menos do que os homens nas maiores empresas do país, segundo o 1º Relatório de Transparência Salarial divulgado nesta...

Rússia acrescenta ‘Movimento LGBT internacional’ à lista de indivíduos e entidades ‘terroristas e extremistas’

O órgão de fiscalização financeira da Rússia acrescentou nesta sexta-feira o que chama de "movimento LGBT internacional" à sua lista de indivíduos e entidades...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de...
-+=