“Após três anos, desta vez consigo”, leia este e outros relatos à porta do Enem

As provas do Enem acontecem neste sábado (24) e domingo (25) em todo País, exame tem quase 8 milhões de inscritos

Por  Laís Martins , do iG

A multidão em frente à cada local em que são realizadas as provas do Enem tem sonhos que dependem dos bons resultados deste sábado e domingo. De jovens à idosos, de escola pública ou particular, sozinhos ou acompanhados da família toda. Tem gente de todo tipo com ambições das mais variadas. Confira alguns depoimentos

Laís Martins/iG São Paulo Karina Peres, de 22 anos, quer conseguir uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina, a UEL
Laís Martins/iG São Paulo
Karina Peres, de 22 anos, quer conseguir uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina, a UEL

Após 3 anos de tentativas, Karina Peres, de 22 anos está confiante de que nesta prova DO Enem terá bons resultados. A jovem, que pretende estudar Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL), acompanhava há pouco aula de um professor de matemática que tentava dar uma última ajuda aos desesperados.

“Ele falando abriu bastante minha cabeça, é bom”, conta Karina, que estudou para o exame por conta própria. Exatas e biológicas são as áreas fortes da jovem e ela acredita que vá se sair bem nessas questões na prova de hoje.

Laís Martins/iG São Paulo Ana Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez.
Laís Martins/iG São Paulo
Ana Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez.

Ana Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez. Ela veio junto para tentar conter o nervosismo da filha, mas não contem os próprios nervos.

“A ansiedade é tão grande que não dá nem para ler”, conta ela. Os bons resultados da Mikaella no exame de hoje é muito importante para a família, que está em uma condição financeira fragilizada, já que a mãe acaba de sair de um câncer. A menina quer uma vaga no curso de Educação Física.

Jorge Luiz de Oliveira Pimentel, 21 anos, está fazendo o Enem pela primeira vez e depois de fazer um curso técnico pretende entrar na faculdade de engenharia mecatrônica. “A minha expectativa para hoje é boa, e o que pesa mais para mim é amanhã com a redação. Quero manter a calma e usar tudo o que estudei. Me preparei pouco mas o que estudei deve ser o suficiente”.

Ele inda não decidiu qual faculdade cursará, mas já tem certeza de que tentará entrar em uma faculdade particular porque precisa continuar trabalhando. “Estou me programando para me inscrever em programas de desconto aproveitando a nota do Enem.”

Letícia Cruz e Silva, 20 anos, saiu do bairro de Campo Limpo e chegou bem cedo ao local da prova, porque não conhecia a região. “Este é o quarto Enem que faço, mas o segundo que faço para levar a sério. Desta vez estou mais calma do que no ano passado porque me sinto mais preparada, mas ao mesmo tempo estou me cobrando mais porque estudei bastante. Estou mais confiante”. Letícia pretende usar a nota do Enem para entrar em alguma faculdade pública.

Aos 45 anos, Leila Batista de Souza é auxiliar de limpeza e resolveu fazer o Enem para tentar uma bolsa de estudos para cursar a faculdade de medicina veterinária. “Eu sempre quis entrar na universidade, mas não tive oportunidade. Mas quando tomamos uma decisão na vida temos que nos esforçar. Eu estudei muito e estou tranquila até o momento. Cheguei 10h30 porque vim de Diadema”.

+ sobre o tema

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para realização das...

para lembrar

Alter ajuda – A filosofia ubuntu em três lições

INÍCIO: 11 SET 2015 - SEX, 17H00 Diante de uma...

Perfil racial dos docentes da USP analisa baixo índice de professores negros

“Quem escreve o projeto de fundação da Universidade está...

Enem: inscrições para a Universidade de Coimbra podem ser feitas até dia 19

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio...

Saiba tudo sobre o Enem 2009

1. Qual a principal diferença entre o Enem tradicional...
spot_imgspot_img

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...

UnB abre vagas na especialização gratuita em Políticas Públicas e Tecnologias Educacionais

A Universidade de Brasília (UnB) abriu 26 vagas na especialização gratuita em Políticas Públicas e Tecnologias Educacionais, que serão divididas da seguinte maneira: 15 vagas...
-+=