“Após três anos, desta vez consigo”, leia este e outros relatos à porta do Enem

As provas do Enem acontecem neste sábado (24) e domingo (25) em todo País, exame tem quase 8 milhões de inscritos

Por  Laís Martins , do iG

A multidão em frente à cada local em que são realizadas as provas do Enem tem sonhos que dependem dos bons resultados deste sábado e domingo. De jovens à idosos, de escola pública ou particular, sozinhos ou acompanhados da família toda. Tem gente de todo tipo com ambições das mais variadas. Confira alguns depoimentos

Laís Martins/iG São Paulo Karina Peres, de 22 anos, quer conseguir uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina, a UEL
Laís Martins/iG São Paulo
Karina Peres, de 22 anos, quer conseguir uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina, a UEL

Após 3 anos de tentativas, Karina Peres, de 22 anos está confiante de que nesta prova DO Enem terá bons resultados. A jovem, que pretende estudar Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL), acompanhava há pouco aula de um professor de matemática que tentava dar uma última ajuda aos desesperados.

“Ele falando abriu bastante minha cabeça, é bom”, conta Karina, que estudou para o exame por conta própria. Exatas e biológicas são as áreas fortes da jovem e ela acredita que vá se sair bem nessas questões na prova de hoje.

Laís Martins/iG São Paulo Ana Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez.
Laís Martins/iG São Paulo
Ana Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez.

Ana Paulino, de 58 anos, veio acompanhar a filha, Mikaella, que está fazendo o Enem pela primeira vez. Ela veio junto para tentar conter o nervosismo da filha, mas não contem os próprios nervos.

“A ansiedade é tão grande que não dá nem para ler”, conta ela. Os bons resultados da Mikaella no exame de hoje é muito importante para a família, que está em uma condição financeira fragilizada, já que a mãe acaba de sair de um câncer. A menina quer uma vaga no curso de Educação Física.

Jorge Luiz de Oliveira Pimentel, 21 anos, está fazendo o Enem pela primeira vez e depois de fazer um curso técnico pretende entrar na faculdade de engenharia mecatrônica. “A minha expectativa para hoje é boa, e o que pesa mais para mim é amanhã com a redação. Quero manter a calma e usar tudo o que estudei. Me preparei pouco mas o que estudei deve ser o suficiente”.

Ele inda não decidiu qual faculdade cursará, mas já tem certeza de que tentará entrar em uma faculdade particular porque precisa continuar trabalhando. “Estou me programando para me inscrever em programas de desconto aproveitando a nota do Enem.”

Letícia Cruz e Silva, 20 anos, saiu do bairro de Campo Limpo e chegou bem cedo ao local da prova, porque não conhecia a região. “Este é o quarto Enem que faço, mas o segundo que faço para levar a sério. Desta vez estou mais calma do que no ano passado porque me sinto mais preparada, mas ao mesmo tempo estou me cobrando mais porque estudei bastante. Estou mais confiante”. Letícia pretende usar a nota do Enem para entrar em alguma faculdade pública.

Aos 45 anos, Leila Batista de Souza é auxiliar de limpeza e resolveu fazer o Enem para tentar uma bolsa de estudos para cursar a faculdade de medicina veterinária. “Eu sempre quis entrar na universidade, mas não tive oportunidade. Mas quando tomamos uma decisão na vida temos que nos esforçar. Eu estudei muito e estou tranquila até o momento. Cheguei 10h30 porque vim de Diadema”.

+ sobre o tema

USP, até quando para tão poucos?

Por: DANTE PEIXOTO, JOANA SALÉM e PAULO TAUYR  ...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

para lembrar

SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu...

Mãe de aluna agride professora em escola de SC

Mulher se revoltou por filha ter sido liberada antes...

Greve dos Professores

"Não sou professor do Estado, nunca estudei em escola...

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=