Aprovados em 2ª chamada no Sisu devem se matricular hoje e amanhã

As matrículas para os aprovados em segunda chamada no Sisu (Sistema de Seleção Unificado) começam nesta terça-feira (8) e vão até amanhã, quarta-feira (9).

A lista foi liberada na quinta-feira da última semana, dia 4. Apesar disso, o MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou o número de convocados nem dados de balanço.

Os estudantes devem procurar as próprias universidades em que concorreram para se matricular – no caso, se prestou um curso na UFABC (Universidade Federal do ABC Paulista), o candidato deve entrar em contato com a instituição para saber a hora de matrícula. O cadastro é geralmente realizado em horário comercial (das 9h às 18h).

É preciso, ainda, levar uma lista de documentos para efetuar o cadastro. Os papéis exigidos não devem ser muito diferentes do que cobram outras instituições, como a USP (Universidade de São Paulo) – o original e uma cópia do documento de identidade, do CPF (Cadastro de Pessoa Física), do histórico escolar, do atestado de conclusão do ensino médio, do certificado de reservista e do título de eleitor costumam ser exigidos.

A terceira e última lista de aprovados do Sisu será divulgada no dia 13 de fevereiro. Quem não estiver em nenhuma das três chamadas ainda tem a possibilidade de entrar na fila de espera, que começa a receber inscrições a partir do mesmo dia.

Os cadastros podem ser feitos tanto pelo site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), quanto pelo próprio portal do Sisu.

Problemas

Em janeiro deste ano, o Sisu passou por uma crise que levou à saída de Joaquim Soares Neto da presidência do Inep (instituto do governo federal responsável pelas provas do Enem).

O sistema de oferta de vagas em universidades federais – são mais de 83 mil oportunidades em aproximadamente 80 instituições de ensino – entrou no ar no dia 16.

No entanto, os estudantes se depararam com um site lento e instável, que, segundo a explicação dada pelo MEC (Ministério da Educação), enfrentou problemas devido à troca de um equipamento com defeito.

Já no segundo dia de inscrições, estudantes relataram através do Orkut e do Twitter que estavam tendo acesso a dados de outros inscritos e que era possível alterar o cadastro e inclusive o curso escolhido pelo candidato. O ministério admitiu o problema e tirou a página do ar para que esse e outros defeitos fossem resolvidos.

Algumas horas depois, o ministério afirmou que o erro havia sido corrigido, mas que os dados não teriam vazado.

Soares Neto foi substituído por Malvina Tuttman, reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Em entrevista ao R7, ela admitiu as fragilidades do Sisu e contou os planos de aperfeiçoar o Enem.

+ sobre o tema

Conselho Tutelar e as Modificações proporcionadas pela lei n. 12.696/2012

Luiz Antonio Miguel Ferreira Com a vigência da Lei n....

Candidatos já podem consultar os locais onde farão as provas do Enem

Site disponibiliza locais de provas do Enem de 3...

Prouni já tem mais 184 mil estudantes inscritos

Até as 12 horas desta quinta-feira (17), primeiro dia...

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

SP: professor é preso suspeito de vender drogas a alunos

Um professor de português da rede pública de ensino...

Inscrição para vestibular das Fatecs começa nesta sexta

  As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de...

Salto para o Futuro discute impacto do racismo na educação

Considerando ser 2011, segundo a ONU, o Ano Internacional...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=