Aprovados em 2ª chamada no Sisu devem se matricular hoje e amanhã

As matrículas para os aprovados em segunda chamada no Sisu (Sistema de Seleção Unificado) começam nesta terça-feira (8) e vão até amanhã, quarta-feira (9).

A lista foi liberada na quinta-feira da última semana, dia 4. Apesar disso, o MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou o número de convocados nem dados de balanço.

Os estudantes devem procurar as próprias universidades em que concorreram para se matricular – no caso, se prestou um curso na UFABC (Universidade Federal do ABC Paulista), o candidato deve entrar em contato com a instituição para saber a hora de matrícula. O cadastro é geralmente realizado em horário comercial (das 9h às 18h).

É preciso, ainda, levar uma lista de documentos para efetuar o cadastro. Os papéis exigidos não devem ser muito diferentes do que cobram outras instituições, como a USP (Universidade de São Paulo) – o original e uma cópia do documento de identidade, do CPF (Cadastro de Pessoa Física), do histórico escolar, do atestado de conclusão do ensino médio, do certificado de reservista e do título de eleitor costumam ser exigidos.

A terceira e última lista de aprovados do Sisu será divulgada no dia 13 de fevereiro. Quem não estiver em nenhuma das três chamadas ainda tem a possibilidade de entrar na fila de espera, que começa a receber inscrições a partir do mesmo dia.

Os cadastros podem ser feitos tanto pelo site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), quanto pelo próprio portal do Sisu.

Problemas

Em janeiro deste ano, o Sisu passou por uma crise que levou à saída de Joaquim Soares Neto da presidência do Inep (instituto do governo federal responsável pelas provas do Enem).

O sistema de oferta de vagas em universidades federais – são mais de 83 mil oportunidades em aproximadamente 80 instituições de ensino – entrou no ar no dia 16.

No entanto, os estudantes se depararam com um site lento e instável, que, segundo a explicação dada pelo MEC (Ministério da Educação), enfrentou problemas devido à troca de um equipamento com defeito.

Já no segundo dia de inscrições, estudantes relataram através do Orkut e do Twitter que estavam tendo acesso a dados de outros inscritos e que era possível alterar o cadastro e inclusive o curso escolhido pelo candidato. O ministério admitiu o problema e tirou a página do ar para que esse e outros defeitos fossem resolvidos.

Algumas horas depois, o ministério afirmou que o erro havia sido corrigido, mas que os dados não teriam vazado.

Soares Neto foi substituído por Malvina Tuttman, reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Em entrevista ao R7, ela admitiu as fragilidades do Sisu e contou os planos de aperfeiçoar o Enem.

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

“Outubro Negro” vai homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus

No próximo dia 25 de outubro, quarta-feira, das 17...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

NOTA PÚBLICA: Livro para adultos não ensina erros

Uma frase retirada da obra Por uma vida...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=