Apuração de crimes contra gays cresce em SP

O número de inquéritos policiais abertos para apurar crimes contra a população LGBT cresceu 41% no ano passado em São Paulo, em comparação com o ano anterior, segundo balanço da Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).

Em 2011, foram abertos 24 inquéritos -que investigaram, principalmente, casos de lesão corporal dolosa e injúria-, contra 17 em 2010. Embora as investigações policiais sobre crimes desse tipo tenham crescido em 2011, o número de boletins de ocorrências daquele ano foi de 30 -dez a menos que os 40 registrados em 2010.

Em 2011, a quantidade de BOs sobre crimes contra a população LGBT ficou atrás dos referentes a crimes raciais. A delegada do Decradi, Margarette Barreto, diz que só um caso não foi solucionado.

A luta contra homofobia é tema da Parada Gay deste ano, cujo lema será “Homofobia tem cura: educação e criminalização”. Os manifestantes reivindicam aprovação do projeto de lei 122/06, há seis anos tramitando no Senado, que criminaliza a homofobia. Também querem a aplicação do projeto Escola Sem Homofobia, voltado a professores da rede pública.

Durante o evento da Parada Gay, a única ocorrência de crime de homofobia foi em 2009, na concentração após o evento, quando uma bomba caseira explodiu no centro e feriu ao menos 22 pessoas.

Neste ano, haverá 1.500 PMs e 600 guardas metropolitanos, além de 12 policiais da Decradi à paisana.

Ontem, durante a 12ª Feira da Diversidade Cultural LGBT, no vale do Anhangabaú, igrejas cristãs aproveitaram para tentar angariar fieis. Ao menos quatro delas montaram suas barracas no evento que antecede a parada.

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

O corpo objeto e o corpo abjeto

Para as mulheres, o macho branco relegou o papel...

Políticas Públicas para as Mulheres será pauta de seminário da Semudh

A meta é articular ações que combatam todas as...

para lembrar

7 fatos sobre o coletor menstrual para você conhecê-lo melhor

Você já ouviu falar do coletor menstrual? O "copinho"...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

A guerreira Lélia Gonzalez passou à condição de "ancestral"....

Outubro Rosa: Super-heroínas ensinam autoexame para prevenir câncer de mama

Para lembrar que nenhuma mulher está imune ao câncer...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=