Astros da música se unem para homenagear Stevie Wonder em Los Angeles

Beyoncé, Tony Bennett e Pharrell Williams, entre outros astros da música, homenagearam o cantor, compositor e pianista Stevie Wonder nesta terça-feira (10), em Los Angeles.

Por Mary Milliken no UOL

O tributo, que reuniu talentos que foram à cidade para a premiação do Grammy no domingo, teve Beyoncé cantando “Fingertips”, música com a qual o menino prodígio de Detroit despertou atenção da gravadora Motown aos 12 anos. Em seguida, ela se uniu ao cantor britânico Ed Sheeran para uma mistura de “Master Blaster” e “Higher Ground”.

Wonder, agora com 64 anos, recebeu 25 prêmios Grammy em sua carreira, mais do que qualquer outro artista. Ele também ganhou o prêmio de álbum do ano três vezes, em 1975, 1975 e 1977. O último, por seu famoso disco “Songs in the Key of Life”, que deu nome ao show.

“Eu vejo um monte de gente aqui”, brincou Wonder –que ficou cego pouco depois de nascer–, quando apareceu no palco, diante da plateia lotada do Nokia Theatre, no centro de Los Angeles.

O músico foi aclamado não só por suas contribuições ao soul, pop, jazz e R&B, em mais de meio século, mas também pelo empenho na luta pelos direitos civis e por seu esforço em fazer com que o aniversário de Martin Luther King Jr. se tornasse feriado nacional nos EUA.

Tony Bennett cantou “For Once in My Life” e definiu Wonder como “um dos maiores artistas de jazz”. Lady Gaga, que também participou do tributo, disse que “as pessoas usam bastante a palavra gênio, mas Stevie Wonder realmente é um gênio”, antes de interpretar com energia “I Wish”.

Aisha, filha de Wonder, se juntou ao cantor de R&B Ne-Yo para interpretar “Is Not She Lovely”, a canção que ele compôs quando ela nasceu, e disse: “Eu te amo, papai”.

Pharrell cantou “Do Not Worry ‘Bout a Thing” com Ryan Tedder, vocalista do OneRepublic. Já o tenor italiano Andrea Bocelli fez um solo de “I Just Called to Say I Love You”. “Eu pensei que fosse fácil, mas quando decidi cantar, Jesus, foi tão difícil”, disse Bocelli a Wonder.

Annie Lennox, John Legend, Janelle Monae, Ariana Grande e Jennifer Hudson também estavam entre os artistas da noite.

E apesar de todos os artistas que participaram do tributo terem realizado ótimas performances, acabaram ofuscados pelo próprio Stevie Wonder, que executou no final um pout-pourri que incluiu “Superstitious” e “You Are the Sunshine of My Life”.

(Reportagem adicional de Tom Heneghan)

+ sobre o tema

DEUSA DO ÉBANO: Abertas as inscrições para a 39º Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê

39º Noite da Beleza Negra. Foram abertas nesta segunda-feira (2/10)...

Dia Nacional da Consciência Negra

Por: Edson França *   O Dia Nacional...

Sábado de Cultura Negra e Afrojoada em Madureira

Projeto reúne sambistas para celebrar a data da Libertação...

Moçambicano Mia Couto é o vencedor do Prêmio Camões de Literatura

  O Prêmio Camões de Literatura 2013, o maior prêmio...

para lembrar

Por que falar da escravidão do Brasil em quadrinhos?

Produzido a partir de vasta pesquisa, novo livro de Marcelo...

13 de maio é dia de encontro marcado com Carlos Moore, em Alagoas.

Por: Arísia Barros Charles Moore Wedderburn, conhecido no...

Circuito Quilombola do Vale do Ribeira será lançado no Sesc-SP

Turismo de base comunitária, o Circuito Quilombola, que...
spot_imgspot_img

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Helena Theodoro, primeira doutora negra do brasil, é tema de ocupação no CCBB SP

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) recebe, a partir de 6 de dezembro, a ocupação "Trilogia Matriarcas", uma homenagem à...

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...
-+=