Atos em defesa da educação são realizados na UFPA, em Belém, e na Unifesspa, em Marabá

As manifestações reuniram principalmente estudantes e artistas contra cortes no orçamento das universidades, anunciados pelo governo federal.

Do  G1

 

Reprodução Globo

Um ato político-cultural reuniu artistas, grupos culturais, além de estudantes e servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Belém na noite desta quinta-feira (12).

A manifestação ocorre no lançamento da campanha “Educação de todos: Juntos pela UFPA pública e gratuita”, em defesa da educação.

Um palco foi montado para receber grupos como Arraial do Pavulagem, Bando Mastodontes, Slam Dandaras do Norte, Na Cuíra e artistas como Eloi Iglesias, Alcyr Guimarães, entre outros. Um cortejo foi realizado pelas vias da universidade.

Segundo a Associação de Docentes da UFPA (Adufpa), mais de R$50 milhões foram cortados do orçamento da instituição para 2019. A redução, segundo o sindicato, vem inviabilizado serviços.

A campanha lançada nesta quinta inclui eventos, produções audiovisuais, reuniões e distribuição de materiais gráficos e nas redes sociais.

Unifesspa

Estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (Unifesspa) também fizeram um ato a favor da educação nesta quinta. A mobilização ocorreu ao mesmo tempo nas três unidades do campus em Marabá, no sudeste do estado.

Durante o dia, os estudantes fizeram apresentações culturais, com shows de música, poesia e exposições de artes plásticas, além de mostras de teatro. O objetivo foi protestar contra o corte de 40% no orçamento da universidade, anunciado pelo governo federal.

A direção da Unifesspa disse que, sem os recursos, não terá como pagar serviços básicos como limpeza, energia e segurança a partir de setembro.

+ sobre o tema

para lembrar

Universidade portuguesa abre inscrições para quem fez o Enem

A Universidade do Algarve (UAlg), em Portugal, abriu a...

Prefeitura manda arrancar páginas de livros escolares com união entre gays

Decisão veio após reunião entre prefeito e vereadores de...

A escola resolve o nosso apartheid?

Saul Leblon A escola pode muito. Mas é questionável que...

Educação: Folha de S. Paulo defende política do governador Serra

O jornal Folha de S.Paulo, no dia 2 de...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...
-+=