Atos em defesa da educação são realizados na UFPA, em Belém, e na Unifesspa, em Marabá

As manifestações reuniram principalmente estudantes e artistas contra cortes no orçamento das universidades, anunciados pelo governo federal.

Do  G1

 

Reprodução Globo

Um ato político-cultural reuniu artistas, grupos culturais, além de estudantes e servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Belém na noite desta quinta-feira (12).

A manifestação ocorre no lançamento da campanha “Educação de todos: Juntos pela UFPA pública e gratuita”, em defesa da educação.

Um palco foi montado para receber grupos como Arraial do Pavulagem, Bando Mastodontes, Slam Dandaras do Norte, Na Cuíra e artistas como Eloi Iglesias, Alcyr Guimarães, entre outros. Um cortejo foi realizado pelas vias da universidade.

Segundo a Associação de Docentes da UFPA (Adufpa), mais de R$50 milhões foram cortados do orçamento da instituição para 2019. A redução, segundo o sindicato, vem inviabilizado serviços.

A campanha lançada nesta quinta inclui eventos, produções audiovisuais, reuniões e distribuição de materiais gráficos e nas redes sociais.

Unifesspa

Estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (Unifesspa) também fizeram um ato a favor da educação nesta quinta. A mobilização ocorreu ao mesmo tempo nas três unidades do campus em Marabá, no sudeste do estado.

Durante o dia, os estudantes fizeram apresentações culturais, com shows de música, poesia e exposições de artes plásticas, além de mostras de teatro. O objetivo foi protestar contra o corte de 40% no orçamento da universidade, anunciado pelo governo federal.

A direção da Unifesspa disse que, sem os recursos, não terá como pagar serviços básicos como limpeza, energia e segurança a partir de setembro.

+ sobre o tema

Grupo da FE discute relações étnico-raciais na educação

Na escola, nosso primeiro ambiente de convivência pública, construímos...

Enem: Mais de 4 mil participantes tinham acima de 60 anos

Entre os 3,3 milhões de estudantes que fizeram...

Piso salarial do magistério é constitucional, diz o STF

  O Supremo Tribunal Federal (STF) considera constitucional...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=