Aumenta procura de gays russos por asilo nos Estados Unidos

Se tivesse ficado na Rússia, Andrew Mironov teria se estabelecido em um emprego estável numa companhia de petróleo, provavelmente com um recém-concluído doutorado em engenharia elétrica. Em vez disso, ele enfrenta um futuro incerto em Nova York como uma das dezenas de gays russos que buscam asilo nos Estados Unidos por causa da hostilidade e perseguição em sua terra natal.

Por Paulo Minga no Radio Progresso

No entanto, os sacrifícios valeram, diz o jovem de 25 anos, dado aos temores que emergiram depois que foi severamente espancado por vários assaltantes no saguão de um bar gay em sua cidade natal, Samara.

– O que é mais importante, a felicidade ou sucesso? – questiona. – Eu diria que a felicidade. Eu não sinto medo aqui.

Não há estatísticas exatas sobre o número de gays russos que estão pedindo asilo. Órgãos do governo americano que lidam com as aplicações não relatam detalhes. No entanto, os números mais recentes do Departamento de Segurança Interna mostram que os russos somaram 969 pedidos de asilo no ano fiscal de 2014, um aumento de 34% sobre 2012.

O aumento é devido, em parte, à piora do clima anti-gay na Rússia, de acordo com a Immigration Equality, uma organização com sede em Nova York, que presta serviços jurídicos para imigrantes lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. A organização diz que o número de registros de gays russos em busca de asilo nos EUA passou de 68 em 2012 para 127 em 2013 e 161 até 30 de outubro deste ano.

Para se ter uma candidatura aprovada, um requerente de asilo deve apresentar um caso convincente de que ele ou ela tem um “fundado temor de perseguição” em seu país de origem.

+ sobre o tema

Luta contra o golpe é questão de sobrevivência

Afirmação é da jornalista Elizandra Souza, editora da Agenda...

E a culpa é da repórter assediada por Biel. Por Nathalí Macedo

Mc Biel reúne o que há de mais asqueroso...

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...

para lembrar

8 de março: Documentário debate aborto de menina de 9 anos em PE

ECIFE - Foi lançado hoje, no Recife, o documentário...

Escrever para resistir: a literatura no cárcere como ferramenta abolicionista

Em meio ao caótico sistema prisional brasileiro, o ato...

Advogada de ‘caminho sem curvas’ defende ativismo e negros no Judiciário

A baiana do interior não sabia o que era...
spot_imgspot_img

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...

Iniciativa Negra debate mulheres, política de drogas e o encarceramento em evento presencial

São Paulo, março de 2025 – A Iniciativa Negra convida a sociedade para mais uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas. O...

Empreendedorismo feminino avança, mas negras têm obstáculos com receita e tempo de dedicação

O empreendedorismo feminino avança no Brasil, refletindo tendência global de igualdade na abertura de negócios por homens e mulheres, mas questões relacionadas a cor e raça colocam negras em desvantagem. O...
-+=