quinta-feira, fevereiro 9, 2023
InícioEducaçãoNotícias em EducaçãoBiblioteca Comunitária que homenageia Moa do Katendê no sul da Bahia necessita...

Biblioteca Comunitária que homenageia Moa do Katendê no sul da Bahia necessita de doações

Um grupo formado pelo professor Jean Silva do Santos, pela orientadora musical Nathalia  Santos, pelo servidor público municipal Raphael Costa e pelo comunicador Rick Trindade, estão  à frente dos projetos da Biblioteca Comunitária Mestre Moa do Katendê e do CineDebate  Nossas Telas, na cidade de Itabuna, sul da Bahia. O projeto da biblioteca nasceu a partir de  uma solicitação da diretora da proteção social básica, Milena Barra. Já o projeto do CineDebate  nasceu após um evento da Semana da Consciência Negra em 2022. 

A biblioteca será sediada no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) CEU – Centro de  Artes e Esportes Unificado, que tem como gerente Vanessa Leite, localizado no bairro Sinval  Palmeira, espaço cedido pela prefeitura municipal de Itabuna. A entidade abrange 15 bairros e  atende cerca de 300 famílias. 

O nome da biblioteca surgiu como homenagem a Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Moa  do Katendê, conhecido como um dos maiores mestres de capoeira do Brasil e ativista na luta  pelos direitos do povo preto. 

Mestre Moa do Katendê, percorria o mundo divulgando sua arte. Era também compositor,  dançarino, percussionista, artesão e educador. E por uma discussão política logo após as  eleições de 2018, teve sua vida ceifada de forma brutal por consequência do racismo e da  intolerância.  

O CineDebate, que será realizado no mesmo espaço da biblioteca comunitária, visa  democratizar o acesso ao cinema e ao audiovisual de forma geral. Com exibição de filmes e  documentários, promovendo debates sobre os temas presentes nas obras e também sobre o  próprio fazer audiovisual. São oferecidas oficinas de audiovisual (roteiro, fotografia, direção de  arte etc.) com a oportunidade do exercício prático do que será aprendido nas oficinas e  posteriormente visando produções audiovisuais locais.  

No entanto, para acontecerem de forma plena, ambos os projetos necessitam de doações. A  biblioteca aceita doações de todo tipo de acervo literário, de revistas em quadrinhos a outros  tipos de materiais indispensáveis para o funcionamento da biblioteca. O grupo também conta com presenças voluntárias em eventos literários. Para quaisquer doações ou participação  voluntária, entre em contato pelo email: [email protected]

Em relação ao CineDebate, ainda são necessários os equipamentos para exibição dos filmes,  tais como notebook (1), datashow (1), microfones (2), caixa de som (1) e quaisquer outros  equipamentos de audiovisual serão muito bem vindos. Entre em contato pelo email  [email protected] para doações. 

Sobre os coordenadores dos projetos: 

Jean Silva dos Santos é orientador social, recebeu em 2021 o prêmio de Jovem Destaque,  concedido pela Câmara Municipal de Itabuna. Também é responsável pelo projeto Recrear, e  professor e coordenador do projeto Madalena. 

Nathalia Santos é auxiliar da oficina de música no Lar Fabiano de Cristo e representante  municipal dos jovens secundaristas da UJS Itabuna, e Jovem Destaque em 2022.

Raphael Costa é servidor público municipal de Itabuna, trabalha como assistente social do  CRAS: trabalho de prevenção e proteção de risco social no acompanhamento de famílias do  território na assistência social básica do SUAS. Formado pela Universidade Federal de  Pernambuco (UFPE).

Rick Trindade, formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz  (UESC), é comunicador, criador de conteúdo e produtor audiovisual.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench