Bullying: Humilhadas e ofendidas: o rodeio de Araraquara

A pseudobrincadeira dos alunos da Unesp não tinha como objetivo integrar as moças à sociedade dos agressores. Ao contrário: manifestou ultraje, brutalidade, estupidez

A agressão de um grupo de alunos da Unesp contra colegas suas que veio à tona esta semana merece, obviamente, o mais enfático repúdio. Foi um ato covarde, que suscita solidariedade para com as moças assim humilhadas. Mas não basta experimentar tais sentimentos: é preciso refletir sobre o fato, que faz parte da série de violências entre jovens a que se deu o nome de bullying (de bully, valentão); por sua vez, esse tipo de assédio se inscreve num contexto mais amplo, ligado em última análise às formas sociais de exercício da agressividade.

Recapitulemos: com a conivência dos participantes de uma festa, alguns estudantes puseram em prática algo que já vinha sendo trombeteado pelo Orkut, em particular na comunidade Rodeio de Gorda. Segundo os jornais, tratava-se de agarrar uma jovem gorda e prendê-la nos braços ou mesmo montar nas costas dela, como se faz com os animais num rodeio. A coisa tinha o sentido de uma competição: o tempo seria cronometrado, e prêmios atribuídos aos “bravos toureiros” que conseguissem se manter no dorso da “gorda bandida” por mais segundos.

De onde pode ter vindo semelhante ideia? Duas pistas: os termos rodeio e gorda. O primeiro é uma variante da tauromaquia, que remonta à civilização cretense; outras modalidades do mesmo esporte são as touradas espanholas e as demonstrações dos cowboys no Velho Oeste. Em todas elas, porém, há algo conspicuamente ausente em relação ao que fizeram os alunos da Unesp: o equilíbrio entre os contendores (suposto ou real, não importa aqui), cada qual entrando no embate com suas características próprias: força, chifres ou cascos do lado do animal, astúcia e perícia do lado do homem.

Era esse equilíbrio que, por cruenta que fosse a luta, fazia com que fosse considerada um combate leal, no qual era posta à prova a coragem do toureiro ou do peão. A evolução dos costumes nos fez mudar de ideia e atribuir mais valor à compaixão para com o animal que à valentia daquele que o desafiava. O motivo disso é o mesmo que nos indigna no tal “rodeio” – a convicção de que não há equilíbrio, mas abuso da vantagem proporcionada pela superioridade de um dos contendores. No caso dos bichos, vigora a superioridade da inteligência humana, que nos fez criar técnicas de domesticação, inventar métodos de pesquisa capazes de gerar conhecimento a partir de experiências com cobaias, etc.

Estamos no cerne do problema: o que era visto como apresentando aos dois lados chances semelhantes de vitória passa a ser percebido como uso ilegítimo de uma vantagem sobre o mais fraco. Tal fraqueza pode ser de vários tipos: física, no caso de forças desiguais; de número, no caso de pessoas pertencentes a uma minoria; narcísica, se a vítima for portadora de alguma característica considerada negativa. Esta última classe abrange uma infinidade de situações, por um motivo que a psicanálise esclarece bem: a tendência do ser humano a se diferenciar do outro, e a ver nessa diferença um elemento que nos torna melhores que os portadores dela.

A transformação da diferença em marca de inferioridade provém da necessidade de manter estáveis os parâmetros da nossa identidade, o que envolve a adesão às razões e aos valores que os tornam desejáveis. Daí nasce a convicção de que é melhor ser como somos, e que os que não são assim são de algum modo piores – convicção que, como se sabe, está na origem do preconceito.

Ora, a estabilidade e a coesão das identificações estão sujeitas a oscilações, que desencadeiam angústias frequentemente intensas. Para as dominar, colocamos em ação mecanismos de defesa, entre os quais se conta a projeção sobre o outro daquilo que rejeitamos em nós mesmos. Esse movimento torna possível a canalização da agressividade, porque cria a figura ambígua de um adversário simultaneamente desprezado, odiado e temido, do qual esperamos atos hostis. Para impedir que nos atinjam, o recurso mais eficaz é nos anteciparmos a eles, de onde a agressão a seus possíveis perpetradores. O bullying é um exemplo desse tipo de situação.

Progresso. Para entendermos o Rodeio de Gorda outro aspecto deve ser levado em conta: a crescente limitação dos meios socialmente aceitos para o exercício da agressividade. Já não se podem fazer coisas que nossos avós consideravam inócuas (por exemplo a chacota em relação a deficiências corporais, formas de humor grosseiras ou obscenas), úteis (castigo físico em crianças, humilhação dos alunos “burros”) ou necessárias (recusa de direitos a minorias sexuais em nome da moral). Não há como negar que isso constitui um progresso, talvez o mais importante na civilização desde a conquista das liberdades individuais e políticas que resultou do Iluminismo e das revoluções inglesa, americana e francesa. Mas o custo psíquico desse avanço é bem maior do que poderíamos supor – e esse fato exige consideração.

Nas sociedades humanas, o controle da violência se dá por mecanismos de vários tipos: medo do castigo em caso de transgressão, interiorização das normas, instituição de práticas que permitem o escoamento dela de modo relativamente inofensivo (por exemplo, o esporte). Um desses mecanismos é o ritual de passagem, pelo qual o candidato se submete a situações que podem envolver, além do esforço e da persistência indispensáveis para comprovar que é digno de entrar no grupo a que deseja pertencer, dor física ou moral. É o caso das demonstrações de coragem ou resistência exigidas em certas tribos para que o jovem ascenda à categoria de guerreiro, ou do trote aos calouros, atualmente muito questionado. A diferença entre esses ritos e o bullying salta aos olhos: naqueles, o indivíduo submete-se de bom grado às provações e, uma vez ultrapassadas estas, é admitido no círculo dos que as superaram. Isso faz com que a violência eventualmente envolvida no processo não seja percebida como arbitrária, pois é condição para a pessoa obter o que deseja.

É possível que o enfraquecimento do prestígio atribuído aos rituais de passagem, e a consequente diminuição da possibilidade de exercer e sofrer violência de maneira regrada, esteja na raiz de algumas das maneiras pelas quais ela irrompe na sociedade contemporânea. Sem idealizar o passado – houve barbárie suficiente na História para que não caiamos nesse engodo -, o fato é que a agressividade inerente ao ser humano precisa ser exteriorizada, e, na ausência de formas reconhecidas como legítimas para que isso aconteça, ela tende a emergir sob a forma de comportamentos impulsivos.

Isso não exclui a existência de formas “legais” para abusos (pense-se no nazismo, na segregação racial, nas ditaduras de todos os tipos), mas também é provável que a pobreza de meios capazes de neutralizar razoavelmente eventuais excessos, e de punir os que os cometem, contribua para que explosões de crueldade se tornem cada vez mais frequentes na sociedade atual.

Voltemos ao ataque dos estudantes às suas colegas. Ele sugere a existência de fantasias ligadas à virilidade (montar ou trepar é o que o macho faz com a fêmea), de medos quanto à imagem corporal e, portanto, quanto à identidade (quem é gordo são elas, não eu), de animalização da mulher (“touro bandido” é o difícil de montar). Claramente, não visava a integrar as jovens à sociedade dos agressores. Ao contrário, manifestou apenas brutalidade, vileza e estupidez.

O fato de os rapazes terem pedido desculpas publicamente e proposto colaborar num futuro evento sobre violência contra mulheres pode sinalizar algum arrependimento, mas não me parece suficiente para uma reparação adequada; o mesmo pode ser dito das consequências administrativas e das indenizações legais que seu ato venha a gerar. Sabe-se que a única medida eficaz contra o bullying é o envolvimento dos possíveis molestadores num programa adequado de conscientização, que inclua igualmente as possíveis vítimas e os possíveis espectadores, cuja omissão significa aprovação tácita do que estão presenciando.

Fica lançada a proposta: que os ditos estudantes criem no Orkut e em outras redes sociais sites para se opor às diversas versões de assédio moral que ofereçam a especialistas, aos alvos delas e ao público canais de discussão sobre essa forma particularmente maligna de ferir nossos semelhantes.

RENATO MEZAN É PSICANALISTA, PROFESSOR TITULAR DA PUC-SP E AUTOR, ENTRE OUTROS LIVROS, DE FREUD, PENSADOR DA CULTURA (COMPANHIA DAS LETRAS)

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Apresentadora é chamada de gorda e dá a melhor resposta

Enquanto vivermos referendando a lógica de se julgar os...

Redes sociais revelam orgulho e preconceito em relação ao Nordeste

Por: Camila Campanerut   Trocas de mensagens pela rede social Twitter...

O desafio que é combater o preconceito na educação

Mariana Lazari No ambiente escolar, a intolerância pode se intensificar....

Cristiano Ronaldo recorda Mandela e apela à luta contra o racismo

EX-PRESIDENTE SUL-AFRICANO MORREU HÁ UM ANO Nelson Mandela faleceu há...

para lembrar

Gorda e puta – Por: Nádia Lapa

Gorda feia do caralho! HUAHEHAUHEAUHEA Tem q ter coragem e...

Políticas de igualdade e intolerância: testando a democracia racial e a cordialidade brasileiras

Por João Angelo Fantini Conceitos como “cordialidade brasileira” e “democracia...

Garota responde bullying em escola com mensagens de carinho

Caitlin Prater-Haacke, uma aluna que vive no subúrbio de Calgary, no...

Educação X Religiões de Matriz Africana

Durante todo o tempo a religião é motivo de...
spot_imgspot_img

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da...

Casa da covereadora Carolina Iara sofre atentado a tiros na madrugada

A casa da covereadora Carolina Iara, 28 anos, na zona leste de São Paulo, uma das representantes do mandato coletivo Bancada Feminista, eleito para...

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas do que se pode imaginar. Algoritmos podem decidir se um indivíduo terá um crédito aprovado...
-+=