‘Cabelo Ruim?’ volta à escola

Um estímulo ao uso de materiais lúdicos para trabalhar o tema com os alunos. Uma reflexão sobre a posição pessoal de cada professor quanto às questões raciais. Estas são algumas das metas do projeto Pixaim: Trançando ideias na escola, que finalizará a primeira das oficinas de leitura do livro “Cabelo Ruim?”, da jornalista Neusa Baptista, na próxima terça (27), às 17h.

A atividade reunirá cerca de quarenta professores da escola estadual Souza Bandeira, que iniciaram a oficina na última terça (20). Em novembro, a escola também receberá oficina de tranças afro, voltada a alunos e professores.

Na terça será realizada leitura comentada do livro, atividades de interpretação e os professores responderão a uma pesquisa organizada por Neusa Baptista sobre as manifestações de preconceito no ambiente escolar. Os professores também vão propor atividades pedagógicas para serem realizadas com o uso do livro.

Para a coordenadora da escola, Aparecida Bandeira, a oficina é uma oportunidade para ampliar a visão dos educadores sobre a discriminação racial, o que refletirá diretamente sobre o seu trabalho com os alunos. “Todos nós somos frutos de uma sociedade racista, portanto essa discussão sobre preconceito racial não se restringe a uma disciplina. Tendo mais informações e ampliando sua visão sobre o tema, os professores poderão trabalhar melhor também com as crianças”.

Na próxima sexta (30), será a vez dos professores da escola Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, participarem da ação. Além da oficina de leitura, a escola receberá um workshop de tranças afro e um kit pedagógico com base no livro.

Para novembro, estão previstas também ações na escola estadual Hermelinda de Figueiredo, no bairro Coophema, e na escola municipal Maria Tomich, no bairro Ribeirão do Lipa. Segundo Neusa Baptista, esta é uma tentativa de levar para os educadores a Literatura como ferramenta para tratar, de forma lúdica, a questão do racismo. “Espero que o projeto contribua para, pelo menos, suscitar novas ideias sobre o preconceito por parte dos educadores. E que isso reflita em sua forma de lidar com o tema dentro e fora da escola”.

A ação é patrocinada pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) do Ministério da Cultura por meio do edital Microprojetos da Amazônia Legal, e conta com o apoio do CTAD (Centro Terapêutico de Atenção Diária), da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Mato Grosso.

Da assessoria

Foto: Ascom

Fonte: Circuito Mato Grosso

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...
-+=