Cabo Daciolo protocola ‘PEC sobre Deus’ para mudar Constituição, contrariando PSOL

Mudança apresentada pelo parlamentar seria para ‘declarar que todo o poder emana de Deus’

O deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo (PSOL-RJ), protocolou nesta quarta-feira, na Câmara, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal. O texto original diz que “todo poder emana do povo”. A mudança apresentada pelo parlamentar, que contraria o partido, seria para “declarar que todo o poder emana de Deus”.

A intenção de Daciolo seria anunciar a PEC 12/2015 da tribuna do plenário, no último dia 10. Porém, o PSOL havia divulgado uma nota no qual informava que o deputado teria desistido da proposta e reafirmava o compromisso com o Estado Laico. Procurado pelo GLOBO nesta quarta-feira, Daciolo não retornou as ligações. Em seu perfil na rede social, o deputado escreveu:

“PEC DOS APÓSTOLOS (Pec 12/2015). TODO PODER EMANA DE DEUS. Só teremos vitória com DEUS na frente. Todo poder, honra e Glória seja dado ao nosso Senhor JESUS CRISTO. Sou a favor do Estado Laico e contra religião. Juntos Somos Fortes. Nenhum passo daremos atrás. Deus está no controle”.

Daciolo é bombeiro da reserva e, recentemente, defendeu os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora da favela da Rocinha, na Zona Sul carioca, envolvidos no desaparecimento do pedreiro Amarildo. Ele também defendeu que um militar ocupasse o Ministério da Defesa. Durante a diplomação de deputados estaduais do Rio, ele tirou uma foto ao lado do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), também envolvido em polêmicas.

Já no Congresso, Daciolo se aproximou da “bancada da bala” e integra a Comissão de Segurança Pública – composta por parlamentares desse grupo – e apresenta projetos que não têm o endosso do PSOL. A diretório regional do partido no Rio pediu a expulsão de Daciolo à direção nacional da sigla.

 

+ sobre o tema

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer...

para lembrar

Hotel Laide: A lembrança da Cracolândia

Entre o manicômio, o presídio e a Cracolândia, o...

Justiça proíbe venda e uso de ‘pulseira do sexo’ em Londrina

Adolescente que usava acessório foi estuprada.Polícia investiga o caso....

Sakamoto – O politicamente incorreto só é errado quando atinge os ricos – Rafinha Bastos

É deplorável quando humoristas fazem comentários ofensivos ou preconceituosos...

‘Você não tem namorado. Se tivesse, ele não te deixava sair sozinha’

Por: Leonardo Sakamoto Torço para que a quantidade...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é de terra. Lembro-me de ficar sentada na janela da sala observando a chuva. Nasci em...
-+=