Cajuru: lição para o país

Por: Larissa Leite

 

Brasília – O município de Cajuru, localizado no nordeste de São Paulo, tem cerca de 24 mil habitantes, está a 360 quilômetros da capital e recebe os visitantes com o aconchegante slogan “terra da hospitalidade”. Poderia ser apenas mais uma entre as 5.565 cidades brasileiras, mas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, destacou Cajuru no ranking das melhores escolas municipais do país que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª série). Das 10 escolas com os melhores Idebs do Brasil nesse nível, cinco integram a rede pública municipal de Cajuru. Já entre as melhores escolas de São Paulo, as cinco melhores – além da sétima – são do município. O resultado por instituição é um desdobramento dos números divulgados no início do mês.

 

O segredo para o destaque, segundo a prefeitura, é o investimento. Em média, o governo municipal destina 30% do orçamento para a Educação – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina a destinação de, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos municipais para a manutenção e desenvolvimento do ensino público. “O investimento em educação é uma política de estado para o nosso município. Dos R$ 33 milhões disponíveis ao nosso orçamento para esse ano, R$ 12 milhões estão comprometidos para a educação”, vangloria-se o prefeito da cidade, João Ruggeri.

 

A melhor escola municipal do país, com ensino até a quarta série, é a Aparecida Elias Draibe, de Cajuru, que ficou com a nota 9 em uma escala que vai de 0 a 10. Para a diretora da escola, Rita de Cássia, as ações que mais contribuíram para o resultado foram as implantações do Projeto Leitura, de uma sala de cinema e de uma sala de informática. A Secretária de Educação, Isabel Ruggeri Ré – mulher do prefeito – destaca também uma parceria realizada com o COC Sistema de Ensino, instituição que desenvolve projetos pedagógicos para escolas.

 

A segunda escola municipal de 1ª a 4ª série com a maior pontuação do Brasil foi a Escola Municipal Andre Ruggeri (Cajuru), com 8,8 pontos, empatada com a Escola Municipal Bairro Dom Bosco (Cajuru). As três municipais estão à frente da Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Eirunepé (AM). O quinto lugar das melhores escolas dos primeiros anos do ensino fundamental volta para Cajuru, com a Escola Municipal Mousart Alves da Silva. O município conta ainda com o nono lugar da lista das 10 melhores, com a Escola Municipal José Alves Palma da Silva.

 

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, acredita que o caso da cidade de Cajuru é atípico. “A demanda dos municípios é muito grande. Muitas vezes, eles arcam com custos que não são de sua responsabilidade e acabam não conseguindo nem chegar ao investimento básico previsto, muito menos ultrapassar”, afirma. Para ele, o investimento no ensino deveria aumentar por meio da União. “O governo federal, que atualmente investe 5% do PIB em educação, deve subir essa fatia para 7% e, em seguida, para 10%. Esse é o melhor caminho, deve-se fazer a divisão do bolo”.

 

Ainda assim, Sanches acredita que o aumento da qualidade do ensino no país, tanto nos níveis iniciais e finais do ensino fundamental quanto do ensino médio se deve a políticas nacionais. “Atribuímos o aumento a três fatores: o número de matrículas na educação infantil nos últimos 10 anos cresceu, o financiamento da educação pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), e a ampliação do ensino fundamental para nove anos”, diz.

 

Fonte: Diário de Pernambuco

Por: Larissa Leite

+ sobre o tema

O Plano Nacional de Educação em disputa

Enviado para o Portal Geledés     Nina Madsen Está em disputa, no...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Lorrayne: ‘Espero que outros jovens tenham grandes oportunidades para se desenvolver’

Nossa campeã está de volta! Depois de arrasar na...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

Um trabalho pioneiro sobre gênero e escolarização no Brasil

Um tema recorrente neste blog é a interface entre...

Em 13 anos, número de professores com doutorado em universidades federais cresce 189%

Há 13 anos, apenas 20.711 docentes efetivos da carreira...

“Eles querem retirar a diversidade da escola”

Para a integrante do movimento que critica o Escola...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=