Câmara concede título de cidadão honorário a piloto inglês de F1 Lewis Hamilton

Autor do projeto, deputado André Figueiredo (PDT-CE), citou homenagem de Hamilton a Ayrton Senna durante GP de Interlagos para justificar honraria.

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto de resolução que concede o título de cidadão honorário ao piloto inglês da Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Por se tratar de um projeto de resolução da Câmara, o texto não precisa ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.

A proposta é de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Na justificativa, ele citou a homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de Interlagos em 2021.

Hamilton usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.

Lewis Hamilton dedica a vitória no GP de São Paulo à Ayrton Senna (Foto: Imagem retirada do site G1)

“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”, justificou Figueiredo.

O relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), disse que Hamilton tem uma proximidade “profunda” e “emocionalmente forte” com o Brasil e citou posições públicas do piloto em relação a pautas como defesa dos animais, direito dos negros, das mulheres e de temas relacionados a direitos humanos.

“O piloto também se destaca fora das pistas pelo carisma, simpatia e simplicidade, reunindo uma grande quantidade de fãs, grande parte brasileiros (…) Nesse sentido, consideramos a homenagem justa e merecida”, afirmou o relator em parecer.

O partido Novo orientou voto contrário ao projeto. O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) disse que Hamilton é um excelente piloto, mas o plenário deveria ter outras prioridades.

O parlamentar citou ainda outras personalidades que também demonstram “carinho” pelo Brasil, como o jogador de futebol americano Tom Brady e a cantora Beyoncé, e perguntou se todos vão receber o mesmo título.

“Por mais que eu admire o atleta e profissional Lewis Hamilton, não acredito que devemos passar a conceder títulos de cidadão honorário a esses atletas e personalidades, ainda mais em um contexto em que acredito que o recurso que a sociedade investe nesse Congresso deveria estar sendo investido em projetos que vão mudar a vida do brasileiro”, afirmou.

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

Talvez seria mais valorizado no meu país se fosse branco, diz Hamilton

Para britânico, visão sobre seus feitos poderia ser diferente...

Hamilton se revolta com reações racistas por vice da Inglaterra: ‘Nojento’

A Inglaterra ficou com o vice campeonato da Eurocopa ao...

Lewis Hamilton receberá título de cidadão honorário em Brasília, diz Câmara

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton vai receber o título de...

Pilotos reagem à crítica de Hamilton e protestam contra racismo

Foi preciso uma cobrança pública de Lewis Hamilton, mas...
spot_imgspot_img

Lewis Hamilton deixa Mercedes e será piloto da Ferrari a partir de 2025

A parceria entre Lewis Hamilton e Mercedes oficialmente chegou ao fim. Nesta quinta-feira, a equipe alemã anunciou a saída do piloto britânico ao fim...

“Tem sido incrivelmente corajoso”, destaca Lewis Hamilton sobre Vini Jr.

Conhecido pelo seu ativismo em diversas causas, especialmente o racismo, o piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, falou sobre Vinícius Júnior, jogador brasileiro que foi o pivô...

Hamilton elogia condenação judicial contra Piquet: “Racismo e homofobia não são aceitáveis”

Lewis Hamilton elogiou as autoridades brasileiras por aplicarem ao tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet uma multa pesada por uso de linguagem racista e...
-+=