Câmara concede título de cidadão honorário a piloto inglês de F1 Lewis Hamilton

Autor do projeto, deputado André Figueiredo (PDT-CE), citou homenagem de Hamilton a Ayrton Senna durante GP de Interlagos para justificar honraria.

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto de resolução que concede o título de cidadão honorário ao piloto inglês da Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Por se tratar de um projeto de resolução da Câmara, o texto não precisa ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.

A proposta é de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Na justificativa, ele citou a homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de Interlagos em 2021.

Hamilton usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.

Lewis Hamilton dedica a vitória no GP de São Paulo à Ayrton Senna (Foto: Imagem retirada do site G1)

“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”, justificou Figueiredo.

O relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), disse que Hamilton tem uma proximidade “profunda” e “emocionalmente forte” com o Brasil e citou posições públicas do piloto em relação a pautas como defesa dos animais, direito dos negros, das mulheres e de temas relacionados a direitos humanos.

“O piloto também se destaca fora das pistas pelo carisma, simpatia e simplicidade, reunindo uma grande quantidade de fãs, grande parte brasileiros (…) Nesse sentido, consideramos a homenagem justa e merecida”, afirmou o relator em parecer.

O partido Novo orientou voto contrário ao projeto. O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) disse que Hamilton é um excelente piloto, mas o plenário deveria ter outras prioridades.

O parlamentar citou ainda outras personalidades que também demonstram “carinho” pelo Brasil, como o jogador de futebol americano Tom Brady e a cantora Beyoncé, e perguntou se todos vão receber o mesmo título.

“Por mais que eu admire o atleta e profissional Lewis Hamilton, não acredito que devemos passar a conceder títulos de cidadão honorário a esses atletas e personalidades, ainda mais em um contexto em que acredito que o recurso que a sociedade investe nesse Congresso deveria estar sendo investido em projetos que vão mudar a vida do brasileiro”, afirmou.

+ sobre o tema

Evento na Vila Madalena homenageia Luiz Carlos da Vila, um dos maiores letristas do samba

Projeção de filme, debate e roda de samba celebram...

Akon tem visto negado no Sri Lanka por protestos budistas

O Governo do Sri Lanka negou visto ao famoso...

Samuel L. Jackson negocia participar de filme de ação independente

Samuel L Jackson negocia participar de filme. "Deathgames", um filme...

para lembrar

Lewis Hamilton está namorando top que quebrou tabus no mundo da moda por expor vitiligo

Piloto e modelo foram vistos acompanhados em evento realizado...

O maior vencedor da história

Lewis Hamilton virou tudo o que um piloto de...

Lewis Hamilton: “Tive de trabalhar duas vezes mais por ser negro”

31 anos e três títulos de campeão do Mundo...
spot_imgspot_img

“Tem sido incrivelmente corajoso”, destaca Lewis Hamilton sobre Vini Jr.

Conhecido pelo seu ativismo em diversas causas, especialmente o racismo, o piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, falou sobre Vinícius Júnior, jogador brasileiro que foi o pivô...

Hamilton elogia condenação judicial contra Piquet: “Racismo e homofobia não são aceitáveis”

Lewis Hamilton elogiou as autoridades brasileiras por aplicarem ao tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet uma multa pesada por uso de linguagem racista e...

Nelson Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por comentários racistas e homofóbicos sobre Lewis Hamilton

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por comentários racistas e homofóbicos contra o...
-+=