Caminhada lésbica pede fim da discriminação em SP

Centenas de pessoas participaram na tarde de sábado de uma caminhada na avenida Paulista, em São Paulo, para lutar por políticas públicas voltadas para mulheres lésbicas e bissexuais. A caminhada, organizada pela Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), é parte das comemorações previstas na Parada Gay, que acontece neste domingo na capital paulista.

“É o sexto ano consecutivo que as mulheres saem às ruas para quebrar a invisibilidade que lésbicas e bissexuais têm na sociedade, no movimento e nas políticas públicas”, disse Lurdinha Rodrigues, integrante da LBL.

O lema da caminhada este ano – Ser Lésbica é um Direito. Nem Igreja, Nem Mercado, Nosso Corpo nos Pertence. Por um Estado Laico de Fato – pretende chamar a atenção para a defesa de um Estado independente, “que não aceite pressões do mercado nem da igreja, mas que trabalhe para a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária”.

“Queremos exigir políticas específicas que garantam o acesso ao atendimento de saúde sem discriminação para que as lésbicas não tenham constrangimento de dizer que são lésbicas quando vão ao ginecologista e que tenhamos uma sociedade que acolha a diversidade humana”, afirmou Rodrigues.

A caminhada foi acompanhada pelo cabeleireiro Jack Nil Biscardi Mascarenhas Russo e pelo enfermeiro Clóvis Ribeiro, de Porto Alegre. Pela segunda vez, os amigos participam da caminhada e, agora, vieram fantasiados.

“Voltamos para dizer que somos todos iguais. Não interessa sexo ou religião”, disse Russo, cuja fantasia representava as metades de uma mulher e de um homem.

“Isso é para dizer somente que existem homens e mulheres e mais nada. Ou seja: você pode ser homem ou mulher na hora em que quiser, dentro sempre do respeito pelo outro e do seu limite. Pagamos impostos como qualquer um e temos o direito de ir e vir e fazer aquilo que quisermos, sem prejudicar o outro”, afirmou o cabeleireiro.

A escritora lésbica Ma Palas também participa da caminhada pela segunda vez. “Participo porque é a primeira vez em que acho que todo mundo deve parar um pouquinho e respeitar o próximo e sua diversidade”, disse.

Segundo ela, pelo menos durante a caminhada, as pessoas não provocam as outras por serem lésbicas, “o que não acontece durante o ano inteirinho”.

Para ela, são duas as razões principais que levam as pessoas a discriminar outras como, por exemplo, as lésbicas: “falta de informação, já que ser lésbica ou homossexual não é doença, e também por causa de uma posição muito forte da igreja e do Estado, que acham que casal certo é aquele que é formado por papai, mamãe e filhinho”.

Agência Brasil

+ sobre o tema

A homofobia de Myrian Rios e o racismo do professor da UFMA: de acusados à vítimas

Publico abaixo a retratação do professor da UFMA, José...

Transgênero de barba é ovacionada ao vencer festival Eurovision

Conchita Wurst, transgênero “a senhora de barba”, vence festival...

O custo da homofobia para o desenvolvimento

A proteção legal aos coletivos homossexuais é também uma...

Reações de alunos fazem professores pararem com piadas homofóbicas

Aquelas piadinhas típicas de cursinho pré-vestibular estão com os...

para lembrar

A História Do Direito De Amar (criminalização de gays e lésbicas de 1799 até hoje)

As Nações Unidas criaram um mapa interactivo que mostra...

Três mulheres se casam e esperam uma filha

Trio teve ajuda de um advogado para conseguir se...

Angola: Comunidade LGBT+ em Malanje vive ameaçada

Na província angolana de Malanje, a comunidade LGBTQ+ vive...
spot_imgspot_img

Agosto é o Mês da Visibilidade Lésbica: onde estão as lésbicas nas empresas brasileiras?

Estamos no Mês da Visibilidade Lésbica, com duas importantes datas a celebrar. Em 19 de agosto é comemorado o Dia do Orgulho Lésbico, data...

Memória, visibilidade e orgulho lésbico

"Aqui no gueto todo dia é um confronto, aqui no peito todo dia é um confronto", diz a letra do grupo musical Tambores de...

Psicóloga, ela tem revolucionado o atendimento clínico a mulheres lésbicas

"Uma vez, quando fui a uma psi, ela disse que eu gostava de mulher ou por idolatrar minha mãe ou por achar meu pai...
-+=