Campeão de golfe sul-africano homenageia Mandela

Enviado por / FonteDo África21

Cidade do Cabo – O sul-africano Ernie Els, campeão do British Open e que tentará conservar o seu troféu na abertura deste torneio quinta-feira em Muirfield, na Escócia, prestou uma vibrante homenagem ao ícone internacional Nelson Mandela, que festeja os seus 95 anos nesta quinta-feira, 18 de julho.

Falando terça-feira à imprensa no termo de uma sessão de treino, Els declarou que Mandela desempenhou um papel enorme nos êxitos desportivos da África do Sul pós-apartheid. Els e Mandela mantêm uma relação calorosa há anos.

Quando o campeão de golfe, denominado “The Big Easy”, ganhou o seu primeiro torneio maior, o US Open, dois meses depois das primeiras eleições democráticas do país, organizadas em abril de 1994, Mandela foi um dos primeiros a telefonar para o felicitar.

No ano passado, quando Els venceu o British Open em Royal Lytham ele prestou uma homenagem comovente a Madiba.

Reconhecendo que ele faz parte duma geração de sul-africanos que cresceu sob o regime do apartheid e viveu a dolorosa transição para a democracia, Els disse: “penso que é muito importante para nós estarmos onde estamos enquanto nação e enquanto desportistas”.

O golfista número um mundial, o norte-americano Tiger Wods, que é igualmente um antigo campeão em título do British Open, declarou à imprensa que foi convidado para visitar Mandela em 1998 na sua residência de Joanesburgo e que continua “emocionado” pela sua presença e pela sua energia.

O ex-presidente sul-africano está num estado crítico mas estável num hospital de Pretória, onde ele está a ser tratado por uma infeção pulmonar desde o mês de junho.

 

 

 

+ sobre o tema

Patrice Lumumba

Faz agora meio século. Foi a 17 de Janeiro...

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

Kwame Nkrumah (Nkroful , 21 de Setembro de 1909...

Disputa por patrimônio de Mandela envolve filhas e amigos

Disputa por patrimônio de Mandela: duas filhas de Mandela...

para lembrar

“Não sou santo”, afirma Nelson Mandela em novo livro

Uma nova compilação de documentos e registros pessoais de...

Estado de saúde de Mandela está muito melhor, de acordo com médicos

Joanesburgo - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está "muito...

Graça Machel apela à união dos sul-africanos

Graça Machel apela à união dos sul-africanos: mulher de...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=