Campinas: Campanha “O que é Consciência Negra para Você”

A palestra “O que é consciência negra para você” reuniu cerca de 80 pessoas na noite desta segunda-feira, dia 13 de setembro, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. Organizada pela Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), integra as atividades da campanha Consciência Negra em Cartaz, realizada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Ministrada pelo professor Francisco Sandro da Silveira Vieira, antropólogo que atua na área de pesquisa e extensão do Núcleo Negro da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a palestra contou com a presença da secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Darci da Silva, do assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Leandro Rosa.

 De acordo com a secretária Darci, eventos como esse são oportunidades de conscientizar a população. “É importante capacitar a população em geral para a não discriminação e a construção da cidadania não só do negro, mas de todas as minorias, tendo em vista a cultura de paz”, colocou.

“As atividades que compõem a Campanha possibilitam que a população tenha conhecimento das ações afirmativas da comunidade negra”, falou Leandro Rosa.

Também marcaram presença no encontro, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Gonçalves que é membro do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, a presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas, Elvira Regina Barbosa Mendonça e o coordenador da Cepir, Benê Paulino.

 Representando a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Campinas (OAB ), esteve presente José Roberto Marçal – membro da Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios da OAB Campinas.

 Campanha

 A campanha Consciência Negra em Cartaz, que tem o mesmo tema da palestra, “O que é Consciência Negra para Você”, objetiva realizar uma discussão sobre as várias questões que envolvem essa temática, por intermédio de uma peça gráfica – o cartaz, ou uma frase alusiva ao tema com 140 caracteres e, no caso de crianças, pode ser enviado um desenho.

Os interessados em participar terão até o próximo dia 30 de setembro para enviar o material juntamente com a ficha de inscrição totalmente preenchida. A ficha pode ser impressa via site www.consciencianegra.com.br ou destacada do folheto de lançamento da campanha.

Conforme os organizadores da Secretaria Estadual,a “consciência negra” é um dos mais emblemáticos discursos produzidos pelo movimento negro brasileiro e internacional desde a década de 60. O discurso visa fazer com que o cidadão consciente, negro ou não, conscientize os cidadãos não esclarecidos sobre o racismo, a violência e a discriminação que os negros sofrem no Brasil e fora dele, inclusive na África.

Por isso, essa campanha não é patrimônio exclusivo do movimento negro, nem tão pouco dos negros militantes, mas de todos os indivíduos e grupos que lutam pela melhoria das condições sociais, econômicas e psíquicas da população negra.

Instruções para envio do material

Todos os cartazes enviados deverão conter, obrigatoriamente, o texto: Campanha Estadual da Consciência Negra 2010 – Consciência Negra em Cartaz . Os cartazes deverão ser apresentados à seleção em formato A3 (29,7 x 42,0 cm).

Pelo correio o inscrito deve mandar o material impresso em boa resolução, em formato A3 juntamente com CD com a mesma imagem digitalizada em arquivo 150 dpi, em JPG, cores sistema RGB. O cartaz deverá ser apresentado montado em papel rígido e envelopado com dados do remetente no verso. O destinatário é Caixa Postal 13810 – CEP 01216 970  São Paulo SP.

Os cartazes também poderão ser enviados eletronicamente por meio do site www.consciencianegra.com.br,  em arquivo PDF para impressão em formato final A3 (29,7 x 42,0 cm), cores sistema CMKY e arquivo em JPG, cores sistema RGB, para ser disponibilizado no site.

Fonte: Prefeitura.gov

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=