Câncer: Brasil deve ter 480 mil novos casos este ano

 

Com estimativa de mais de 480 mil novos casos de câncer no Brasil este ano, autoridades de saúde e organizações médicas promoveram neste sábado atividades de prevenção à doença em várias cidades do país, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

De acordo com a publicação mais recente do Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tipos de tumor mais frequentes nos homens são os de pele (não melanoma), próstata e pulmão. Já nas mulheres, os mais diagnosticados são os de pele (não melanoma), mama e colo do útero. A pesquisa do instituto foi feita em 17 cidades brasileiras, de 2000 a 2005.

No Distrito Federal (DF), a Secretaria de Saúde, com o apoio de entidades da sociedade civil, faz exames preventivos de câncer de pele, mama e pulmão na Rodoviária do Plano Piloto, na região central da capital federal.

O câncer de pele (não melanoma) deverá ser o tipo de tumor mais incidente na população brasileira em 2010, com previsão de 114 mil casos este ano. O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Distrito Federal, Gilvan Alves, alerta que as chances de cura aumentam quando o diagnóstico é feito com o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, como feridas difíceis de cicatrizar.

– O ideal é procurar o médico de seis em seis meses –, aconselha.

Em relação ao câncer de pulmão, o Inca estima que este ano fechará com 17.800 casos entre homens e 9.830 entre as mulheres. O câncer de pulmão é considerado um tipo de tumor altamente letal, por ser, geralmente, detectado em estágio avançado.

– É uma doença que está relacionada, principalmente, à exposição ao fumo –, disse o coordenador do Programa de Controle de Câncer e Tabagismo do DF.

Quanto ao câncer de mama, são estimados 49.240 casos, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Na atual publicação do Inca, as cidades de Porto Alegre, Goiânia e São Paulo aparecem com os maiores índices de registros de câncer entre 2000 e 2005, tanto em homens quanto em mulheres. A capital gaúcha obteve a maior média de incidência da doença. Entre os homens, foram 404,16 casos por 100 mil habitantes. No público feminino, foram 286,18 por grupo de 100 mil.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Cineasta desvenda carreira de John Coltrane

Por: FABRICIO VIEIRA Filme resgata canções clássicas e apresentações raras...

Foram prorrogadas as inscrições para concorrer ao Edital de Idéias Criativas para 20 de Novembro

Foram prorrogadas as inscrições para concorrer ao Edital de...

Denúncia de racismo na UFBa

Carta enviada à redação da revista Carta Capital, relatando...

Sonhando e criando o futuro

Eu, HILTON COBRA, ator, diretor da Cia dos...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=