Guest Post »

ENEM CANCELADO: Candidato do Enem 2009 deve esperar nova data de exame; veja orientações do MEC

Fonte: Uol
Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 devem aguardar as novas datas de prova, segundo as orientações do MEC (Ministério da Educação). De acordo com a pasta, a nova avaliação deverá ser aplicada nos próximos 45 dias.

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país. Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado.

 

 

Quando será a nova data de prova do Enem 2009

Não está definido. O MEC informa que o anúncio deverá ser feito “nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.”

 

É preciso fazer nova inscrição?

Não. Quem está inscrito só tem de esperar. Vale a pena continuar estudando.

 

É possível se inscrever ainda?

Não. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, não será aberto novo prazo para candidatos se inscreverem.

 

Vai dar tempo de fazer outra prova do Enem?
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que tem um banco de perguntas prontas. Assim, a nova prova só precisa ser impressa, mas já está elaborada.

 

Quanto tempo demora para imprimir as provas?
O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou nesta quarta-feira (30) que o processo de impressão do exame leva cerca de um mês. A gráfica tem de imprimir mais de 4 milhões de provas e com alguma antecedência do dia do exame, senão os cadernos não chegam a tempo para os candidatos da Região Norte do país.

 

Os locais de prova continuam os mesmos?
Não está definido. O MEC informa que os “inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas”. Normalmente, o local de prova é divulgado no site, por Correios e, neste ano, também por SMS.

 

Quando sairá o resultado final?
Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês, afirma o ministério.

 

De quem é a culpa do vazamento do Enem 2009?
O MEC afirma que já acionou o “Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento”. Ou seja: os culpados ainda não têm nome.

 

Quem é responsável pela aplicação do Enem?
O Inep fez uma licitação para a aplicação do exame. Qum venceu foi o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção). O consórcio é formado pela Consultec (Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda), Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) e Instituto Cetro (Instituto Nacional de Educação Cetro), com matrizes em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

Matéria original

Related posts