Casal processa banco de esperma após receber doação de homem negro

Jennifer Cramblett e sua parceira, Amanda Zinkon, buscam um mínimo de US$ 50 mil em danos

CLEVELAND – Uma mulher de Ohio e sua parceira processaram um banco de esperma da área de Chicago depois que ela engravidou com o esperma doado por um homem negro em vez de um homem branco, como ela pretendia.

Jennifer Cramblett estava grávida de cinco meses e feliz com sua vida em abril de 2012. Ela e sua parceira tinham se casado meses antes em Nova York, e poucos dias após seu casamento ela ficou grávida com um doador de esperma em uma clínica de fertilidade em Canton.

 

Na época, Cramblett, 36, e sua parceira, Amanda Zinkon, 29, estavam tão animadas que ligaram para o banco para reservar esperma do mesmo doador na esperança de que um dia Zinkon também pudesse ter um filho.

Foi quando Cramblett recebeu uma notícia “preocupante”, segundo a ação movida segunda-feira contra Midwest Sperm Bank no Condado de Cook, em Illinois. Ela soube de um funcionário do banco de esperma que havia sido inseminada com o esperma de nº. 330, um doador negro, e não o de nº. 380, de um doador branco que ela e Zinkon, que são brancas, tinham escolhido.

– Como eles poderiam cometer um erro tão pessoal? – Cramblett disse durante uma entrevista por telefone nesta quarta-feira à Associated Press.

De acordo com a ação, sua animação sobre o nascimento foi substituída por “raiva, decepção e medo”.

– Eles pegaram uma escolha pessoal, uma decisão pessoal e se encarregaram de fazer essa escolha para nós por negligência pura – afirmou Cramblett.

As chamadas telefônicas para o Midwest Sperm Bank não tiveram retorno. Não é claro quem é o advogado do banco de esperma.

Cramblett disse que ela e Zinkon amam muito sua filha de 2 anos de idade, Payton, e não mudariam nada sobre ela. Mas elas estão preocupadas com o fato de terem que educá-la na comunidade predominantemente branca onde vivem.

A ação diz que ambas haviam se mudado de Akron para Uniontown atrás de melhores escolas e para estar mais perto da família de Cramblett. Ela disse que, como uma lésbica, sentiu a dor do preconceito, mas não sabe o que é ser maltratado por causa de sua cor de pele.

A ação diz que Cramblett também está preocupada sobre como Payton será tratada na sua “toda branca, e muitas vezes inconscientemente insensível família”.

 

Terapeutas recomendam que Cramblett, Zinkon e Payton mudem para uma comunidade mais racialmente diversificada, com boas escolas, segundo o processo.

Cramblett disse que decidiu abrir o processo para impedir o banco de esperma de cometer o mesmo erro novamente. A ação diz que o banco de esperma não tem registro de manutenção eletrônica e nenhum controle de qualidade, o que teria impedido o envio do esperma errado para clínicas de fertilidade.

A ação busca um mínimo de US$ 50 mil em danos. O advogado de Cramblett, Tim Misny, disse que uma parte do dinheiro pagaria o aconselhamento em andamento.

Foto: Mark Duncan / AP Photo

Fonte: O Globo 

+ sobre o tema

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada...

Trabalho escravo: governo inclui 248 empregadores em lista suja

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu, nesta...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um...

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a...

para lembrar

Homem negro: carne, navalha e a necessidade do corte certeiro!

Essa manhã escrevo como filha, irmã, neta, sobrinha, prima,...

Por que tenho orgulho de ser um homem negro?

Ainda que… Ainda que nos vejam através da lente do...

Abdias Nascimento

Abdias do Nascimento (Franca, SP, 1914 - Rio de...

Negro, homossexual e ex-evangélico transforma discriminação em literatura

“Você não é homem não?! Aprende a se defender”. Por Rodrigo...
spot_imgspot_img

“Cartas para um homem negro que amei” de Fabiane Albuquerque, romance autobiográfico sobre um Brasil que não se aceita enquanto Brasil

“Cartas para um homem negro que amei” (Editora Malê, 2021) de Fabiane Albuquerque é um livro que em poucas linhas já lhe faz inserir...

O Homem Negro Vida

Quando resolvi organizar o livro Diálogos Contemporâneos sobre Homens Negros e masculinidades, junto com o professor Rolf de Souza, um projeto pensado, e escrito...

Sobre corpos que não se encaixam: as peças sobrantes de um quebra-cabeça exposto em rede nacional

Talvez, no fim, seja só sobre isso, sobre espaços que não nos cabem, onde nunca fomos aceitos. Não fomos aceitos na casa grande, e...
-+=