Cena de sexo gay em ‘Liberdade, liberdade’ é comemorada por classe artística

Não sobrou espaço para machismo e preconceito. Desta vez, foi cara a cara, suor no corpo e uma cumplicidade que só o amor verdadeiro proporciona: André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) se renderam à paixão. A cena de “Liberdade, liberdade” exibida ontem entra para a história da teledramaturgia como a primeira a mostrar dois homens transando, numa longa sequencia com música clássica ao fundo. Sobraram elogios à direção feita com bom gosto e ao bumbum de Ricardo Pereira, é claro! E muita gente não se conteve de alegria. Afinal, mudanças levam tempo e a história desse amor retratado na novela das 11 começou muito antes de a trama estrear.

por Bruno Dias Barbosa e Thayná Rodrigues no Extra

— Em 1995, eu tive que andar com seguranças durante meses porque fui ameaçado de morte. Era uma juventude que estava fazendo um monte de besteira para dizer que era contra os gays — lembra André Gonçalves, que viveu o homossexual Sandrinho em “A próxima vítima”.

Na novela que buscava instigar o público a descobrir quem era o cruel assassino de tantas vítimas, André despertava atenção — e ira — por viver uma história de amor. O artista, hoje com 40 anos, sentiu na pele o que muitos homossexuais sentem no dia a dia.

— Ser homofóbico é ser da turma do mal. É dizer que não aceita o outro — diz André.

quadro gays na globo

Marcello Melo Junior tem acompanhado “Liberdade, liberdade’’ e sua curiosidade era grande para ver como a trama retrataria a cena de sexo entre André e Tolentino. No ano passado, em “Babilônia’’, o ator viveu Ivan, que era gay. No último capítulo do folhetim, o beijo que ele dava em Sérgio (Claudio Lins) foi cortado. Foi um retrocesso, já que, um ano antes, Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) apareceram se beijando em “Amor à vida’’.

— Talvez seja o momento de uma liberdade maior, de abordar o assunto sem briga. Nada mais glorioso do que tocar nesse assunto, num tema polêmico, dessa maneira natural — celebra Marcello.

Com mais coragem para ousar, “Verdades secretas’’, de 2015, trouxe Fernando Eiras sob os pés do corpo nu de Reynaldo Gianecchini. Eiras vê com bons olhos a maneira como o tema vem sendo retratado até aqui.

— Quanto ao entendimento da sociedade, isso é algo que, na última década, avançou. As opiniões, as diferenças, os preconceitos. Tudo está sendo revelado, assim como os ladrões em Brasília — compara Eiras, que enfatiza: — É um êxito essa novela! A questão do preconceito é muito mais vasta.

+ sobre o tema

A homofobia de Myrian Rios e o racismo do professor da UFMA: de acusados à vítimas

Publico abaixo a retratação do professor da UFMA, José...

Transgênero de barba é ovacionada ao vencer festival Eurovision

Conchita Wurst, transgênero “a senhora de barba”, vence festival...

O custo da homofobia para o desenvolvimento

A proteção legal aos coletivos homossexuais é também uma...

Reações de alunos fazem professores pararem com piadas homofóbicas

Aquelas piadinhas típicas de cursinho pré-vestibular estão com os...

para lembrar

Casos de racismo, sexismo e homofobia chegam a 331 durante o Carnaval de Salvador

Segundo relatório parcial do Observatório da Discriminação Racial, foram...

As ameaças da Irmandade Homofóbica no Piauí

Grupo denominado Irmandade Homofóbica espalha ódio em redes sociais...

Maré se levanta contra preconceito aos LGBTs

No último 7 de setembro cerca de dez mil...

Professor da UFMA acusa alunos de homofobia

Glécio Machado Siqueira, de 36 anos, é  professor do...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=