Cinco dissidentes fazem greve de fome por morte de Zapata

Opositor foi enterrado na quinta; governo prendeu cerca de 50 pessoas para impedi-las de ir ao funeral

Cinco dissidentes cubanos começaram nesta sexta-feira, 26, uma greve de fome para protestar contra morte do opositor Orlando Zapata, que faleceu na terça após um jejum voluntário de 85 dias.

Dos manifestantes, quatro estão presos e um, em liberdade, segundo uma nota da ONG opositora Comissão Cubana de Direitos Humanos. 

Os prisioneiros são Diosdado González (de 47 anos), Eduardo Díaz, de 58, Fidel Suárez, de 49, e Nelson Molinet, de 45. Eles estão detidos no presídio de segurança máxima de Pinar del Rio, a 150 km a oeste de Havana.

 

O ex-preso político Guillermo Fariñas faz greve de fome em sua casa em Placetas. “A chama que Zapata acendeu com sua rebeldia não se deve deixar que se apague”, disse Fariñas à Reuters por telefone.

“Se temos de nos imolar, vamos nos imolar para demonstrar ao mundo que a morte de Zapata não foi uma casualidade”, acrescentou.

 

Psicólogo de 48 anos, Fariñas fez em 2006 uma greve de fome de vários meses para reivindicar livre acesso à Internet. Acabou sendo internado e alimentado por via intravenosa. 

Enterro

Zapata foi enterrado na quinta-feira pela manhã. O aparato de segurança cubana prendeu cerca de 50 dissidentes para impedi-los de comparecer ao funeral.

O governo montou um esquema policial desde o dia anterior ao enterro de Zapata. A situação no povoado de Banes, terra natal de Zapata, é calma, mas que desde quarta-feira a polícia vem pedindo os documentos a todos os motoristas que entram na cidade. 

A única referência oficial ao falecimento do dissidente foi feita pelo presidente cubano, Raúl Castro, que a jornalistas cubanos e brasileiros lamentar a morte de Zapata, que atribuiu ao confronto entre Cuba e Estados Unidos. 

Na imprensa oficial, as menções a Zapata foram eliminadas e o encontro com Lula, e os acordos assinados, ganhou todo destaque.

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Mandela pediu para ser enterrado no vilarejo onde nasceu, diz jornal

O ex-líder da África do Sul Nelson Mandela, 94,...

Depois de cinco anos, Leci Brandão lança DVD

Em conversa com o secretário de Comunicação do PT-SP,...

Haiti: País deve receber dinheiro de conta de Baby Doc na Suíça

  DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Lei aprovada na Suíça...

para lembrar

B.B. King: rei do Blues ganha exposição imperdível no MIS

Prepare seu coração! Uma exposição inédita dedicada ao Rei...

Ativismo de Cabelo

Há um tempo eu escutei pela primeira vez o...

Geledés Instituto da Mulher Negra com pesar noticia o falecimento do fotógrafo Mário Espinosa

Mário Espinosa nasceu em Montevidéu - Uruguai em 1943....
spot_imgspot_img

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=