Cinema Nosso lança o LAB CN, formação online e gratuita em Comunicação e Cultura Digital para jovens periféricos

As inscrições para os cursos de Programação, Marketing Digital e Audiovisual estão abertas até o dia 5 de outubro

Desde o primeiro semestre de 2020, houve um aumento no índice de desemprego entre jovens, segundo a pesquisa “Juventudes e a pandemia do Covid-19” realizada pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude) em parceria com outras instituições, na qual foram 34 mil entrevistados entre 15 e 29 anos. Os dados mostram que a cada dez jovens, quatro dizem estar nessa situação devido à pandemia. Ao mesmo tempo, notou-se que 55% procuram formas de completar a renda familiar, com 44% fora do mercado de trabalho exercendo alguma atividade remunerada informal através de bicos ou atividades sem carteira assinada. Para driblar essas taxas e mudar o cenário, a instituição Cinema Nosso, com patrocínio da modalmais através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS, lança o LAB CN, uma formação totalmente gratuita para jovens periféricos de 18 a 29 anos de todo o Brasil. “O LAB CN faz um importante trabalho de ensino quando o assunto é cultura digital e suas múltiplas possibilidades de atuações. Tem tudo a ver com a nossa história e, principalmente, nossa visão de futuro” conta, Lidia Mathias, Head de Comunicação da modalmais. As inscrições estão abertas e vão até o dia 05 de outubro pelo link ou pelo link na bio do Instagram @cinema_nosso .

Com duração de 200 horas no total, os inscritos poderão escolher entre três cursos online: Programação, Marketing Digital e Audiovisual para as Redes Sociais. Os conteúdos se baseiam em um aprendizado de laboratório voltado para teoria e prática da comunicação e cultura digital, além da construção de um projeto de vida focado em carreira e educação financeira. “O objetivo é formar e conectar multiplicadores em ações relacionadas à cultura digital, audiovisual e produção de mídia. Nossa proposta é instrumentalizar, através de conhecimentos do mundo digital e tecnológico, as juventudes que lideram ou querem liderar projetos culturais, potencializando a área artística e cultural brasileira”, explica Gabriela Gonçalves, coordenadora de projetos de juventude do Cinema Nosso.

Essa iniciativa da instituição visa também combater o déficit da educação na pandemia e dificuldades dos jovens à adaptação do ensino digital, onde muitos consideravam largar os estudos e, consequentemente, não sabem como se inserir no mercado de trabalho. “É um desafio ultrapassar essa barreira. Mas quando o curso parte de uma metodologia voltada para a resolução de problemas reais e criação de soluções sustentáveis (não só para o ambiente, mas para o meio social e financeiro em que o jovem está inserido e para o próprio indivíduo), é mais fácil perceber que podemos solucionar essas questões de forma mais autônoma. E nos ajuda a aguçar a visão do todo, a reconhecer potencialidades e formas mais autênticas de se inserir no mercado ou mesmo entender caminhos para empreender”, comenta Suelen Gom, aluna do Cinema Nosso. 

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o 11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

QuintoAndar oferece bolsas para pessoas negras que querem aprender programação

Notícia boa para quem quer se profissionalizar no ramo...

Campanha e UnB oferecem curso sobre grandes educadoras e educadores brasileiros

O curso de extensão "Educadoras e Educadores Brasileiros: do...

14 cursos gratuitos de universidades para você fazer sem sair de casa

Várias universidades no Brasil e no mundo oferecem cursos...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Confira a lista de selecionadas para participarem da segunda turma do EncruziLab – curso em educação digital

É com muita alegria que comunicamos as mulheres selecionadas para participarem da segunda turma do EncruziLab - curso em educação digital, Módulo I.  Tivemos mais...

Confira o resultado do edital para o curso Encruzilab

É com muita alegria que comunicamos as mulheres selecionadas para participarem da primeira turma do Encruzilab - curso em educação digital Módulo I. Tivemos...
-+=