Comitiva do movimento negro brasileiro vai à posse de Boric no Chile

Grupo de 15 pessoas também visita a Colômbia para discutir o avanço de pautas progressistas

Uma comitiva formada por organizações do movimento negro brasileiro está a caminho do Chile para comparecer à posse do presidente chileno eleito, Gabriel Boric, no dia 11 deste mês. Ao todo, foram destacadas 15 pessoas para a viagem.

Como antecipado pela coluna, a diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, foi convidada pessoalmente para a cerimônia de posse de Boric. Além dela, também devem ir à solenidade o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

Composta por integrantes de organizações como o Instituto de Referência Negra Peregum, o Instituto Marielle Franco, a Uneafro Brasil e a Casa Sueli Carneiro, a comitiva do movimento negro também tem reuniões marcadas com deputados constituintes chilenos.

Antes de chegar a Santiago, o grupo desembarca na Colômbia nesta quarta-feira (2) para se reunir com autoridades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Os enviados planejam abordar temas como o avanço de pautas progressistas nos dois países vizinhos, como a descriminalização do aborto na Colômbia, e a maior participação na política de grupos sub-representados.

“É uma oportunidade de aprender com as mulheres negras colombianas estratégias de comunicação e mobilização para a construção de uma candidatura feminina e negra à Presidência, fato ainda inédito para nós no Brasil”, afirma a coordenadora política do Movimento Mulheres Negras Decidem, Tainah Pereira.

+ sobre o tema

Carta aos espanhóis: e se nos unirmos para erradicar o racismo?

Queridos amigos espanhóis, Picasso, Gaudí, Montserrat Caballé, Cervantes, Concha Buika,...

Wole Soyinka: ‘Quando entro em um museu europeu, quero roubar de volta o que me pertence’

Aos 88 anos, o dramaturgo, poeta e romancista nigeriano Wole...

Pode acontecer com qualquer pessoa negra – a pergunta é: até quando?

O número de casos de discriminação racial irá aumentar, e isso...

A Espanha é um lugar racista?

vini jr, com a sua coragem e inteligência, deu...

para lembrar

spot_imgspot_img

Quem mandou matar Marielle e Anderson?

Amanhã (18) o Superior Tribunal de Justiça pode proferir uma decisão histórica sobre acesso às informações sobre os mandantes dos assassinatos de Marielle e...

Diretora do Instituto Marielle quer mais mulheres negras na política

Desde fevereiro deste ano, o Instituto Marielle tem nova diretora. A advogada Lígia Batista, de 29 anos, assumiu o cargo depois que Anielle Franco,...

Instituto Marielle Franco cobrará do TSE proteção às candidatas negras na eleição

A educadora Anielle Franco, diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, entregará na terça (16) ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma carta que cobra...
-+=