terça-feira, outubro 4, 2022

Como fazer planos de aula

 

Os planos de aula são muito importantes para o bom andamento da aula. Com ele o professor irá definir quais atividades e abordagens serão feitas para a aula. Dessa forma ele deve realizar um plano de aula em que o aluno aprenderá e não apenas irá decorar o conteúdo para passar na prova. Assim ele irá determinar todos os passos, além de atribuir uma didática que os alunos irão entender. A principal característica de um plano de aula é a especificação de cada etapa do processo educacional ministrado por aquele professor. Alguns pontos devem ser abordados de maneira suscita na sua elaboração, saiba mais.

Getty Images
  1. Antes de tudo é preciso ter total conhecimento do conteúdo que será ministrado. Saiba que os alunos poderão questioná-lo quanto a alguns itens e por isso é importante ter domínio do conteúdo para sanar as dúvidas que podem surgir. Reconheça quais são os principais temas e qual a melhor maneira de abordá-los. Pense em como os alunos irão aprender e não como irá ensinar. Dessa forma será mais fácil determinar quais serão as formas de ensino utilizadas. Estabeleça objetivos a serem alcançados e determine e uma ordem cronológica do conteúdo que será ministrado.

  2. É preciso analisar o conteúdo que será ministrado. Avalie de que forma este conteúdo poderá ser empregado. Estruture o plano de aula de acordo com a síntese daquilo que aprendeu. Assim será mais fácil não se perder. A ordem que estabeleceu deverá ser seguida, porém estabeleça que possam haver atrasos, principalmente se alguns alunos não compreenderem o assunto. Estabeleça quais recursos serão utilizados no processo. Os pontos e critérios que o professor irá estabelecer devem ser determinantes para alcançar os objetivos de aprendizado. Ao decorrer das aulas estabeleça critérios para os estímulos dados aos alunos.

  3. O processo de desenvolvimento do conteúdo deve ter constante análise, sobretudo na integração dos alunos quanto às aulas. É nessa fase em que o professor irá orientar o aluno, determinar quais experimentos serão realizados e quais os processos avaliativos de cada. É muito importante uma estrutura organizacional eficiente na elaboração do plano de aula. A estrutura pode ser flexível, porém é necessário saber avaliar se essa flexibilidade apresenta melhores resultados. O processo avaliativo também deve ser bem explorado. Dessa forma o professor deverá determinar como serão avaliados os alunos e também a evolução do conteúdo ministrado. A metodologia de avaliação deverá ser clara para o professor e também aos alunos.

 

concurso-plano-de-aula

Abertas as inscrições: Concurso de Plano de Aula – Aplicando a lei 10.639/2003

 

Fonte: Assim se Faz

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench