Congresso de Pesquisadores Negros será sediado na UFPA

 

A UFPA assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), formalizando o apoio que dará continuidade aos procedimentos para a realização do Congresso de Pesquisadores Negros (COPENE) edição 2014. A reunião que definiu a parceria ocorreu no gabinete da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e contou com as presenças da Comissão que está organizando o Congresso. O evento ocorre a cada dois anos e a sua próxima versão será sediado na UFPA.

Foto: Laís Teixeira

Esteve presente à reunião a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Núcleo GERA/IFCH/UFPA), Wilma de Nazaré Baía Coelho, eleita presidente da comissão organizadora do COPENE-2014; o presidente da ABPN, Paulinho de Jesus Cardoso, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Erick Pedreira; além dos pesquisadores Jane Felipe Beltrão (PPGA/UFPA); Nicelma Brito Soares (GERA/UFPA); Patrícia Maria de Melo Sampaio (UFAM);; Ana Lúcia Silva de Souza (UFBA); Ahyas Siss (UFRJ) e Karla Leandro Rascke (UDESC).

O presidente da ABPN, na ocasião, agradeceu a disponibilidade da Universidade em receber o grupo de professores e coordenadores e apresentou a dimensão do evento que contará com convidados internacionais, ressaltando que participantes da Europa, da América Latina, dos Estados Unidos, da África e de todos os Estados brasileiros compõem o público do evento, o que demandará significativo apoio da UFPA.

Neste encontro, o professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso e a professora Karla Leandro Rascke apresentaram e discutiram a experiência vivenciada na organização do VII COPENE, ocorrido em julho deste ano, em Florianópolis (SC ). Segundo a presidente da comissão do COPENE-2014, os presentes apresentaram os aspectos estruturais para os quais se fará necessário o apoio da instituição, bem como os desdobramentos dessa base, representada pela UFPA.

“A presença de organismos internacionais como a UNESCO também compõe um cenário que concorre para um impacto positivo do evento, sendo citadas experiências das cidades das várias regiões brasileiras nas quais este já fora realizado”, comenta a professora Wilma Coelho.

Conheça a Associação Brasileira de Pesquisadores.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=