Intelectual africano ganaba (originário de Gana) o professor de estudos africanos e brasileiros Anani Dzidzienyo estará em Alagoas, nos dias 12 e 13 de novembro, para participar da cerimônia de homenagens ao amigo Abdias Nascimento.
Anani Dzidzienyo tem formação nos EUA e Inglaterra e, é professor da Brown University.
Junto com o historiador norte-americano Thomas Skidmore, o professor Anani foi, direta ou indiretamente, responsável pelo surgimento e formação da segunda geração de “brasilianistas” (acadêmicos norte-americanos que tem o Brasil como objeto de pesquisa), especialmente afro-american@s interessad@s em relações raciais.
A cerimônia de homenagens
Previsto para acontecer dia 12 de novembro, das 08 às 18 horas, na Faculdade Integrada Tiradentes, o Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento abre as solenidades de homenagens ao grande estadista Abdias Nascimento, um dos brasileiros mais importantes do século XX na luta pela afirmação do povo negro.
O Ìgbà Ábídi, tem como objetivo refletir sobre a vida e o legado do grande estadista.
A cerimônia de deposição das cinzas acontece dia 13 de novembro e para o ato diversas autoridades nacionais e internacionais já confirmaram presença.
Abdias Nascimento repousará entre sons de pássaros e a tranqüilidade natural da lagoa dos Negros na Serra da Barriga, em Palmares/Alagoas.
Serviço: “Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento”
Dia 12 de novembro: Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro
Local: Faculdade Integrada Tiradentes
Horário: 08 às 18 horas
Certificação: 10 horas
Dia 13 de novembro:
Cerimônia de Deposição das Cinzas de Abdias Nascimento no Alto da Serra da Barriga
Horário: 09 às 15 h
Local: Lagoa dos Negros,Serra da Barriga,AL
Para inscrever-se basta enviar um e-mail para [email protected]