Com o objetivo de lutar contra a violência e o preconceito, neste sábado (3) acontece a 12ª caminhada de lésbicas e bissexuais de São Paulo. A concentração será a partir das 14h na Avenida Paulista.
Com o tema “Lésbicas e Bissexuais em luta contra o machismo e a violência”, a caminhada percorrerá a rua Augusta e terminará por volta das 17h no Largo do Arouche.
“O Brasil experimenta alguns avanços neste sentido, mas ainda sofre com a violação de muitos direitos. Violação perpetrada principalmente por pessoas com ideias fundamentalistas que há séculos fazem um uso perverso da religião para exercício de poder, e cujas ações e discursos odiosos condenam o amor livre e a diversidade humana”, diz em nota o movimento Católicas Pelo Direito de Decidir, umas das entidades que organizam o ato.
Os casos de violações (que inclui violência física, psicológica e discriminação) contra homossexuais no Brasil cresceram 46,6% em 2012, segundo o último lançamento feito pelo Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil. Foram 9.982 casos de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Em 2011, esse número foi de 6089 casos. Por dias foram registrados 27,3 casos de violações.
Fonte: Brasil de Fato