CORUMBÁ: Governo e lideranças negras participam da III Kizomba

O Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (Iccab) e o Instituto da Mulher Negra do Pantanal (Imnegra), de Corumbá (MS), realizam no próximo dia 31, às 8h30, na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, a abertura do III Kizomba – Encontro das Comunidades Quilombolas e Urbanas do Mato Grosso do Sul.

O evento, que também abrirá o Mês da Consciência Negra – celebrado no Brasil, em 20 de novembro – será realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2009 nas cidades de Corumbá e Ladário. Representantes do governo e lideranças negras do Estado vão discutir diversos temas, dentre eles: Educação para Diversidade, saúde da população negra, esporte, habitação, Vale Renda, Bolsa Universitária, e outros assuntos de interesses das comunidades negras quilombolas e indígenas do Estado.

De acordo com a programação, no sábado (31), a partir das 18 horas, no Porto Geral (praça da Arena), na cidade de Corumbá haverá apresentações culturais com oficinas de danças e músicas afro-brasileiras, africanas e bolivianas. E ainda, apresentação de capoeira, maracatu, percussão, canto, mandalas, hip hop, e danças do Engenho Novo, Catira, Cururu, Siriri, Samba Afro e Samba de Roda.

O encontro visa sensibilizar toda sociedade e em especial estudantes, educadores, pesquisadores, gestores municipais, entidades e representantes dos movimentos negros do Estado. Bem como lideranças das comunidades negras de Corumbá e Ladário. “E também agilizar procedimentos, para regularização fundiária destas comunidades”, informa o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, advogado José Roberto Camargo de Souza.

O presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (foto), Antônio Borges dos Santos, explica que na realização da III Kizomba, representantes dos governos estadual e municipal, juntamente com as lideranças do movimento negro vão discutir as ações e traçar diretrizes para os anos de 2010 a 2015. “Juntos vamos avaliar os avanços, desafios e as conquistas das nossas ações. Será um momento nosso, das comunidades quilombolas e do movimento negro urbano. Estamos contando com o apoio de diversas secretarias estaduais e das entidades não-governamentais”.

Painéis

 

Durante o evento serão abordados os seguintes assuntos: Educação para Diversidade (leis 10639/03 e Lei 11645/08); História, Cultura Africana e Afro-Brasileira e Boliviana Saúde da População Negra; Mulher Negra – Avanços e Desafios; LGBT – Diversidade Sexual; Comunidades Tradicionais: Remanescentes de Quilombos – Povos indígenas: Territórios Realidades e Experiências Vividas; Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade; Vale Renda e Bolsa Universitária; Mecanismos de Combate às Discriminações; Esportes para as Populações Negras; Direito à moradia – Habitação PSH – Programa “MS Forte”. E ainda, um Workshop do Fórum Permanente de Integração Racial e Conselho de Integração Racial.

Participam da abertura da III Kizomba: autoridades municipais de Corumbá e Ladário; do Incra/MS; do consulado da Bolívia; representantes do movimento negro rural e urbano; lideranças das comunidades Bolivianas. Participarão dos painéis: Ernesto Filho, representante da Secretaria Especial de Políticas Para Igualdade Racial (Cppir), de Brasília (DF); a coordenadora de Policias para a Promoção da Igualdade Racial de MS, da Secretaria Estadual de Governo (Segov), Raimunda Luzia de Brito; a coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial, da Secretaria Estadual de Educação, Ruth Valentin; a coordenadora do Fórum Permanente das Entidades Negras do MS, professora Vânia Lucia Baptista Duarte; Jhonny Martins, da coordenação nacional das comunidades quilombolas; Ana José Alves Lopes, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. E ainda, Antônio Borges e José Roberto C.de Souza.

Durante o evento haverá palestras, oficinas, apresentações culturais e artesanato acontecendo nas cidades de Corumbá e Ladário.

Kizomba

Kizomba é uma palavra africana de origem angolana. E significa festa e resistência cultural de um povo – a festa do negro, do pobre e do índio. É a exaltação da vida e da liberdade. Kizomba também significa festa de quem resistiu bravamente à escravidão e hoje luta contra o racismo, a discriminação, pela maior participação e desenvolvimento dos afrodescendentes.

Apoio e parcerias

O encontro, com as lideranças negras têm o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através das secretarias de Governo (Segov), Saúde, Educação, Cultura e Fundesporte. E ainda, de nove prefeituras municipais (Corumbá, Jaraguari, Dourados, Corguinho, Nioaque, Pedro Gomes, Rio Negro, Maracaju e Figueirão).

São parceiros: o Incra/SR-16; Coletivo de Mulheres Negras do Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito” (FNMN/MS/GO); Conselho Nacional de Combate à Discriminação (SEDH/PR); Conselho Nacional de Políticas para Igualdade Racial Gerência De Promoção da Igualdade Racial de Corumbá; Fórum Permanente das Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário; Fórum Permanente de Educação para Diversidade Etno-Racial/ MS; Fórum Permanente da Entidade do Movimento Negro-MS; Secretaria Estadual de Combate ao Racismo; Comissão/Secretaria Municipal do Movimento Negro; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Negro; Coordenação de Políticas Para Igualdade Racial/MS; Conselho Estadual dos Direitos do Negro-CEDINE, e outros.

Mais informações sobre a realização da III Kizomba com o Imnegra no fone: (67) 9946-3665 (Borges); 8141-5408 (Zezão); 9995-6867 (Ednir).

 

 

 


Projovem realiza desfile da beleza negra em Corumbá

Integrantes do Projovem Adolescente realizam, no dia 13 de novembro, o primeiro desfile de beleza negra infanto-juvenil. O grupo faz parte do programa desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS), do bairro Nova Corumbá. O evento ocorre na Escola Municipal Clio Proença e visa à difusão do tema “consciência negra”.

Segundo a chefe do Núcleo de Proteção Social Básica da Secretaria Executiva de Assistência Social, Kátia Capilé, esta é mais uma etapa dos trabalhos realizados pelos adolescentes integrantes do programa desenvolvido no CRAS II, tais como oficinas de informática, orientação vocacional, capacitações e dança, entre outras.

O projeto é direcionado a jovens oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade, moradoras dos bairros Guanã I e II, Nova Corumbá, Kadwéus, Piúva e Loteamento Pantanal.

+ sobre o tema

Time põe Barbosa na lista dos 100 mais influentes

  Presidente do Supremo entra na lista na qual, este...

Prêmio homenageará reportagens que alertem sobre discriminação

A cobertura pela imprensa do combate à discriminação...

para lembrar

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...
-+=