Curitiba: Cursinhos gratuitos devem beneficiar 620 estudantes neste ano

Para participar é preciso ser aluno de escola pública e ter baixa renda

 

Com pouco dinheiro no bolso, mas com muita vontade ingressar na faculdade, cerca de 620 estudantes de baixa renda, de Curitiba e região, frequentam cursinhos pré-vestibulares gratuitos todos os anos. Essa é a forma que eles encontraram para se preparar melhor para os vestibulares de universidades públicas e também para obter boas notas no Enem e disputar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

Em Curitiba existem, pelo menos, três entidades que oferecem cursos preparatórios para o vestibular destinado a pessoas carentes. O pré-vestibular Em Ação, que há 10 anos atua na capital, a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap), que funciona há oito anos, porém, é destinado, exclusivamente, a estudantes afrodescendentes e o Cursinho Solidário, mantido pela ONG Formação Solidária, que também possui oito anos de trabalho.

245_180_formacao-solidaria_2“A nossa proposta não é de apenas colocar o aluno na universidade, mas de acompanhá-lo durante todo o processo, tentando colocá-lo no mercado de trabalho e, quem sabe, conseguir um novo voluntário”, afirma Elias Bonfim, coordenador do projeto Cursinho Solidário.

 

 

oi o que aconteceu com o estudante de Tecnologia em Gestão Comercial Elétrica Marcelo Rocha, que estudou neste cursinho pré-vestibular e atualmente ajuda na divulgação e gestão do curso. “Acredito na proposta desta entidade porque a educação é transformadora e desta forma podemos proporcionar oportunidade a quem não tem”, conta.

 

Marcelo concluiu o ensino médio e ficou mais de 10 anos sem estudar porque não tinha condições de pagar nem a faculdade, nem o cursinho. Com o apoio da Formação Solidária ele deve se formar ainda este ano.

 

O estudante Jonas Eduardo Monteiro dos Santos, que veio do interior do Mato Grosso do Sul para estudar em Curitiba, a245_180_formacao-solidaria_1caba de ser aprovado no processo seletivo do Cursinho Solidário. “Fiquei frustrado de não ter conseguido entrar na faculdade no ano passado, mas desta vez, com o auxílio do curso preparatório gratuito, vou estudar muito e dar o máximo de mim”, comemora.

 

O Cursinho Solidário, que já atendeu 800 alunos, prepara neste ano mais 120 estudantes. Esta ONG conta com a participação de 27 professores voluntários, entre titulares e assistentes. As aulas, que são de segunda a sexta-feira, estão previstas para começar na próxima segunda-feira (8) e vão até a véspera do vestibular da UFPR. No ano passado, 75% dos estudantes do curso Em Ação passaram na 1ª fase do vestibular.

 

 

 

Desde 2002, cerca de 200 estudantes do Cursinho Solidário foram aprovados na UFPR, na UTFPR ou ganharam bolsa do ProUni. Nestes números, não estão contabilizados os alunos que concorreram em 2010 a uma bolsa do ProUni ou a uma vaga na Universidade Tecnológica, pois os resultados ainda não estão disponíveis. No final de 2009, esses cursos pré-vestibulares perderam o convênio com os espaços que abrigavam as aulas. Dos três cursinhos, apenas a Acnap ainda não encontrou uma nova sede.

450_formacao_solidaria_2

 

Mas a coordenadora organizacional do curso, Vera Paixão, acredita que em breve será encontrado um novo espaço e descarta a possibilidade do pré-vestibular parar de funcionar por causa disso.

 

Para obter mais informações sobre os cursinhos gratuitos

acesse www.emacao.org.br (inscrições até dia 26 de fevereiro)

fone 41- 3023-4702

www.formacaosolidaria.org.br (processo seletivo encerrado)

fone 41- 3234-2363

Acnap (sem previsão para o início das inscrições)

fone 41-l 3349-6710

 

 

Fonte: Jornale

+ sobre o tema

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

STJ suspende todas liminares do Enem e Sisu

As liminares concedidas em todo o país garantindo...

Cai qualidade das escolas estaduais do Grande ABC

Por: Camila Galvez     O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação...

Sancionada lei que prevê apoio a indígenas na educação superior

O apoio ao acesso de povos indígenas ao ensino...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=