Dançarinos africanos de Moçambique ensinaram ritmo à cantora Beyoncé

Os dançarinos moçambicanos Mário e Xavito, pertencentes ao grupo Tofo Tofo, contracenam ao lado da rainha do R&B Beyonce no seu mais recente vídeo da música “Run the World (Girls)”, integrada no seu último álbum.

Beyonce não resistiu à coreografia apresentada pelos Tofo Tofo e convidou os dois elementos do grupo para gravarem consigo este vídeo que promete fazer sucesso. Mário e Xavito aparecem nas primeiras imagens do vídeo, com Beyonce ao meio.

Xavito e Mário não se fizeram de rogado e emprestaram os seus passos a este vídeo de Beyonce gravado no deserto de Mojave, em Inglewood, California, nos Estados Unidos da América. A coreografia dos Tofo Tofo escolhida por Beyonce para fazer parte deste vídeo é uma miscelânia do ritmo moçambicano Pandza e do sul-africano Kuaito.

Segundo o coreografo de Beyonce, Frank Gaston Jr., a ideia de convidar os Tofo Tofo para participarem neste clip surgiu após assistirem a um vídeo colocado no You Tube. “Vimos algo fantástico no You Tube e gostamos destes três dançarinos moçambicanos, nós ficamos impressionados com os movimentos e ficamos um ano a pensar nos mesmos”, disse Frank Gaston Jr., citado pela MTV.

tofo tofo e beyonceO vídeo em referência foi colocado no You Tube por alguém, ainda desconhecido, e que convidou aos Tofo Tofo para abrilhantarem a festa do seu casamento.

“Aqueles dois bailarinos, não só ajudaram a moldar os passos no vídeo, mas também nos movimentos da Beyonce. Esta foi provavelmente uma das experiências mais bonitas para Beyoncé. Eles são tão humildes. Eu tenho certeza que vamos vê-los novamente. Foi mágico”, disse Frank Gaston Jr.

De acordo com Frank Gaston, foram necessários cerca de dois meses para encontrar os dançarinos devido ao facto de viverem em zonas remotas de Maputo, concretamente na cidade da Matola (Fomento e Liberdade). Beyoncé queria que eles fizessem parte do seu vídeo, fazendo com que pedisse ajuda à Embaixada do EUA em Maputo para encontra-los.

Os Tofo Tofo surgiram na arena musical na sequência da sua participação num concurso de dança integrado no programa infanto-juvenil Basket Show. Inicialmente composto por três elementos, o grupo viu-se reduzido à dois elementos, passando a adoptar o nome de W Tofo.

Em Moçambique já participaram em vários vídeos, com destaque para o vídeo da música “Takuraka” de Stewart Sukuma.

Alfredo Lituri

Fonte: Sapo Mz

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho. A informação divulgada nesta quarta-feira (9) foi confirmada pela equipe da cantora. Nesta sexta-feira (12),...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...
-+=