Defesa da Educação pública de qualidade não comporta a regulamentação do homeschooling

Projeto já aprovado em 1ª votação na Câmara dos Vereadores visa a autorizar a prática em São Paulo – A importância da família está na Constituição, no ECA e na LDB, mas em apoio à ação da Escola, e projetos como esse claramente separam a educação de ricos e pobres e desvalorizam o convívio entre as crianças como parte essencial do processo educativo.

no Sisnep

Todos que reconhecem a enorme disparidade social, de distribuição de renda, de condições socioeconômicas existentes no Brasil e defendem a educação pública de qualidade e universal, não podem concordar com a educação domiciliar, conhecido como ‘homeschooling’.

Os problemas são muitos e evidentes. Vão desde a possibilidade que as famílias com um poder aquisitivo mais alto teriam de contratar profissionais e garantir uma boa estrutura e domínio dos conteúdos a serem ministrados a seus filhos, até a dificuldade que seria criada para a identificação de comportamentos de risco dentro dos ambientes familiares, como abuso sexual, violência doméstica e exploração.

Outros problemas evidentes estão na brecha que se abre para desconsiderar todo o sistema de ensino, para futuras reivindicações de pagamento para a educação domiciliar (instituição de vouchers), a dificuldade de estabelecer mecanismos de controle em relação à frequência e conteúdo lecionado, a possível eliminação da convivência social com grupos variados e interação com opiniões diferentes proporcionada pelo ambiente escolar, afastando o aluno do contato com posições amplas e diversificadas, entre outros. 

Os perigos dessa prática aumentam nesses tempos de obscurantismo, em que desacreditar a ciência e acreditar em opiniões infundadas e contrárias às evidência estão assustadoramente presentes.

O governo federal já declarou que o tema é uma de suas prioridades e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é o responsável por encaminhar a proposta para regulamentação. Sob esse governo, o tema, que era de responsabilidade do Ministério da Educação, passou a ser tratado como um direito da família e não uma política educacional.

Em setembro de 2018, o STF julgou que o homeschooling não deveria ser admitido enquanto não houvesse uma lei que o regulamentasse o tema. No entanto, a decisão não mudou o atual entendimento sobre o tema, já que não houve julgamento de inconstitucionalidade na decisão.

Nesse vácuo aparecem propostas e iniciativas, como o Projeto de Lei 01-00084/2018, apresentado pelo vereador Gilberto Nascimento e já aprovado em 1º votação na Câmara Municipal de São Paulo – Veja AQUI.

Para lembrar, esse vereador também é proponente do PL 816/17, que impõe censura nas escolas nos mesmos moldes que o projeto “Escola Sem Partido”.

O SINESP, defensor por princípio da educação pública de qualidade, se posiciona contrário ao projeto e alerta para os riscos que ele embute, de aprofundamento do processo de privatização da educação na cidade de São Paulo, que caminha a passos largos com a terceirização das creches, e com a abertura de brecha para a instituição de vouchers, que seria o pagamento por educação fora da escola pública com dinheiro destinado a ela.

De acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB), a Educação é “dever do Estado e da família”.  Ainda na LDB é colocado como dever dos pais ou responsáveis “efetuar a matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos quatro anos de idade”. Isso é fundamental num mpaís pobre, em que milhões de famílias não mandam seus filhos à escola para que eles trabalhem e ajudem no sustento dos lares. E assim tem que continuar.

Deverá haver debate na Câmara, nas comissões e em audiências públicas, e o SINESP chamara a categoria a participar e se posicionar!

+ sobre o tema

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e exploração sexual de crianças

Sindicato cria disque denúncia para combater trabalho infantil e...

Nota pública sobre a aprovação da Lei 12696/12

  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS   NOTA PÚBLICA DO CONANDA Sobre...

Juventude é engajada, solidária e generosa; Educação é que parou na era industrial

Entrevista a Jô Húngaro Caminhos para a Política Cidadã no século...

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas

Prazo termina às 23h59 de segunda-feira, dia 21 de...

para lembrar

Livro Popular – incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para 2012

Cultura: incentivar leitura e ampliar investimentos são prioridades para...

Livro – ‘Griot’ narra conflitos religiosos

Livro infanto-juvenil narra as dores e os desafios de...

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise

Reprovação é a mais alta desde 1999, segundo divulgou...

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade

Educação, raça e gênero: Relações Imersas na Alteridade NILMA LINO...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=