Desafios do Magistério – Superação do racismo no país passa pelo seu reconhecimento

por Silvio Anunciação

Fotos: Antônio Scarpinetti Edição das imagens: Everaldo Luís Silva

O desafio é reconhecer a existência do racismo no país como primeiro passo para superá-lo. E foi lançado nesta quarta-feira (16) pelo grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp durante Fórum Permanente Desafios do Magistério que discutiu a temática no Centro de Convenções da Unicamp. “Desde que comecei a pesquisar o tema constatei que no Brasil as pessoas acreditam que fazem parte de uma sociedade racialmente democrática. Então, a primeira coisa é que é muito difícil falar em preconceito e racismo no país porque as pessoas negam… E negam, inclusive, discutindo o assunto”, confirma Angela Fátima Soligo, docente da FE.

forum angela 290x240 Ela integra ao lado dos docentes Sílvio Gallo, Regina Maria de Souza e Ana Archangelo o grupo de pesquisa Diferenças e Subjetividades (DiS), responsável na Unicamp por pesquisas importantes relacionadas às diversas formas de preconceito na escola. “Para este Fórum, nós estamos tomando o racismo num sentido amplo como sendo a discriminação que se faz contra as pessoas diferentes. E para nós é importante lançar luz sobre este tema como forma de encontrar maneiras de resistir a estas práticas”, ressalva Sílvio Gallo, coordenador do grupo.

Durante o Fórum, organizado pelo Dis em parceria com a Associação Brasileira de Leitura (ABL) e Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), especialistas da área discutiram, principalmente, as formas de discriminação contra negros, surdos e pessoas com dificuldades de aprendizagem. A abertura do evento contou com as participações de Sérgio Antônio da Silva Leite, diretor da Faculdade de Educação da Unicamp; Antônio Carlos Rodrigues de Amorim, presidente da ABL e de Carmen Zink Bolonhini, assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), que sistematiza os Fóruns Permanentes.

forum silviogallo 290x240 Com base em suas pesquisas, a docente Angelo Soligo analisa que a sociedade brasileira coloca o negro no que chama de gueto simbólico. “Há uma ambivalência no modo como as pessoas enxergam o negro. De um lado, as pessoas até conseguem ver características positivas, mas de outro elas só veem estas características em alguns estratos sociais”, explica. “Em uma pesquisa grande que eu fiz as pessoas diziam, por exemplo, que a mulher negra é competente, mas competente na cozinha. Ou que o homem negro é trabalhador, mas para fazer serviços braçais. Ou que os negros são inteligentes, mas apenas quando sabem o seu lugar. Então, a sociedade olha para o sujeito negro sempre imaginando um lugar inferiorizado para ele. É um gueto, mas não um gueto real, mas um gueto que esta na cabeça das pessoas”, revela.

O linguista Adail Ubirajara Sobral, da Universidade Católica de Pelotas, falou, por sua vez, sobre a inclusão do surdo na escola. Sobral é doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autor, entre outros, de Do dialogismo ao gênero – as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (Campinas: Mercado de Letras, 2009).

 

Fonte: Unicamp

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=